Fotos: Ricardo Zacheu
Somente nesta semana, quatro unidades da rede estadual de saúde completaram mais um ano de existência. São elas: as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no Vinhais e na Cidade Operária, ambas na capital São Luís; além do Hospital Regional de Morros e a Unidade de Pronto Atendimento em Coroatá, as duas últimas no interior do Estado.
As unidades de saúde administradas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), completaram exatos 12 anos contribuindo com a assistência à saúde de milhares de maranhenses.
“É muito gratificante trabalhar em uma Unidade de Pronto Atendimento que é referência no cuidado humanizado e assistencial de qualidade. Somos procurados por usuários das mais diversas localidades de São Luís e até do interior do estado e isso é um grande reconhecimento dos serviços prestados pela UPA do Vinhais há 12 anos, reflexo do trabalho em equipe, pois nossa missão é cuidar do bem mais precioso das pessoas, a vida.”, pontuou Allan Estrela, diretor clínico da UPA Vinhais.
Somente neste ano de 2023, a UPA do Vinhais acumula mais de 400 mil atendimentos, dos mais variados serviços que podem ser encontrados na unidade de saúde, como atendimento de urgência com observação em até 24 horas em atenção especializada (12.016); atendimento médico em unidade de pronto atendimento (37.272); acolhimento com classificação de risco (53.883); diagnóstico e laboratório clínico (141.123); diagnóstico por radiologia (7.607); eletrocardiograma (2.161); consultas de profissionais de nível superior na atenção especializada (10.463); administração de medicamentos na atenção especializada (154.351) e pequenas cirurgias (104), totalizando 418.980 atendimentos.
“Gostei muito do atendimento aqui na UPA, os hospitais muitas vezes estão superlotados, a demanda de saúde é muito grande, e consegui receber um atendimento adequado e humanizado para minha filha, sou muito grata a isso”, relatou a técnica de enfermagem, Micilene Matos, mãe da Mayara Matos internada recebendo tratamento na UPA Vinhais.
Já na UPA da Cidade Operária, somente este ano, em que a unidade completou 12 anos de funcionamento foram 436.788 atendimentos. Diariamente são mais de 400 pacientes por dia, com serviços em urgência e emergência 24h além de serviço médico especializado em pediatria, cardiologia, clínica médica, odontologia, fisioterapia, serviço social e enfermagem. “Temos uma equipe qualificada, humanizada e de excelência na prestação de serviço à população. Nesses 12 anos a UPA comemora de forma positiva os mais de 5 milhões de atendimentos, salvando vidas e fazendo a diferença na saúde da população maranhense. Com o apoio e incentivo do governador Carlos Brandão, do secretário de saúde Tiago Fernandes e do presidente da EMSERH Marcello Dualibe seguiremos com mais avanços na nossa unidade”, frisou Sílvia Helena, diretora da UPA Cidade Operária.
Outra Unidade de Pronto Atendimento no Maranhão que comemorou os 12 anos de existência foi a UPA Coroatá. Na unidade de saúde são realizados serviços de urgência e emergência 24 horas. Atendimentos de clínica médica e pediátrica; exames laboratoriais; eletrocardiograma; raio-x, atendimento ortopédico com imobilização provisória, além de pequenas cirurgias. Em todo o ano passado, foram realizados 462.029 atendimentos na UPA Coroatá, já neste ano de 2023, a unidade de saúde contabiliza 350.060 atendimentos.
O filho da Dona Joana Germana da Silva, ainda com 2 anos de idade, deu entrada no dia 7 de janeiro deste ano na UPA Coroatá. O menino foi diagnosticado com hepatomegalia, que é quando o fígado aumenta de tamanho. Na unidade de saúde a criança passou por tratamento e conseguiu se recuperar.
“Eu só tenho a agradecer a toda a equipe, eu sou muito grata por tudo que os profissionais fizeram pelo meu filho. Espero que esses 12 anos se multipliquem ainda muitas vezes, para que possamos continuar contando com essa unidade tão importante para assistência a nossa saúde. Meu filho agora está com três anos, cheio de saúde e alegria, sou muita grata a Deus e a todos da UPA Coroatá”, relatou Joana.
O diretor clínico da UPA Coroatá, João Pedro Franco, complementa que desde o primeiro atendimento na unidade realizado em 16 de setembro de 2011, o equipamento vem a todo tempo adquirindo melhorias em seus serviços. “São milhares de pessoas atendidas todos os meses, são vários procedimentos realizados e outras tantas transferências interhospitalares. Comemoramos essa data com a certeza de estarmos sempre evoluindo e buscando o melhor atendimento ao paciente. Que essa parceria se renove por muitos anos ainda”, comemorou o Ainda nesta semana, outra unidade de saúde administrada pela EMSERH, que celebrou os 12 anos de instalação no estado, contribuindo para a assistência à saúde do maranhense”.
No Hospital Regional de Morros, somente no ano passado foram realizados 170.491 atendimentos na unidade de saúde, sendo 384 partos; 12.433 radiografias; 152.856 exames laboratoriais; 1.272 ultrassonografia; 154 cirurgias; 2.249 curativos e 1.143 eletrocardiogramas. Já neste ano de 2023 foram realizados 245 partos; 8.481 radiografias; 103.586 exames laboratoriais; 2.091 ultrassonografias; 144 cirurgias; 1.356 curativos e 418 eletrocardiogramas, totalizando 116.321 atendimentos. “O Hospital Regional de Morros, iniciou as atividades em 11 de setembro de 2011, desde então tem oferecido aos usuários os mais diversos tipos de serviços, sempre com muita responsabilidade e primando pelo bem-estar daqueles que chegam à unidade precisando de algum tipo de atendimento. É uma unidade de saúde estratégica não só para a população de Morros, mas também para todas aquelas pessoas que vivem na região do Munim e cidades vizinhas”, reforçou a diretora administrativa, Rosana Alves dos Santos.
“Sofri um acidente em casa, fraturei a mão esquerda, procurei o hospital e lá fui muito bem atendida. O tratamento no Hospital de Morros foi primordial para minha recuperação”, pontuou a aposentada Lindinalva Rabelo.
Daucyana Castro