A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inaugurou nesta segunda-feira (11) a nova sede da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Maranhão (CNCDO/MA), no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís. A Central recebe as notificações de óbitos e suspeita de morte encefálica de todos os hospitais no estado.O gerenciamento dessas informações possibilita a captação e distribuição dos órgãos para transplante. O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) é a unidade habilitada para realização do transplante.
A SES comemora, ainda, a publicação da Portaria nº 1.409/2017 que credencia o Maranhão em três novas modalidades de transplantes (coração, fígado e tecido ósseo) para pacientes na fila de espera do Hospital Universitário.
Desde 2000 até agosto de 2017, o estado realizou 571 transplantes renais e 1.533 de córnea. Ainda assim, no Maranhão, existe uma lista de espera de córneas com 702 pacientes e de rim com 213 pessoas. Dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT-ABTO), em 2016, apontou taxa negativa familiar de 63% para doação de órgãos e tecidos, muito abaixo das necessidades locais.
A equipe da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Maranhão (CNCDO/MA) é formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. A Central atenderá no telefone (98) 3227-6754.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)
Daucyana Castro