Em clima de festa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) comemorou, nesta quinta-feira (4), o primeiro um ano do Centro TEA 12+ com 13.271 mil atendimentos. A iniciativa é pioneira na região Nordeste pela oferta em rede pública de atendimento e suporte multidisciplinar a adolescentes, jovens e adultos com mais de 12 anos diagnosticados no espectro autista.
O Centro TEA 12+ foi inaugurada pelo Governo do Estado em abril de 2023, com o objetivo de contemplar, de forma integrada, pacientes e familiares, ofertando terapias e abordagens em todos os níveis de suporte, buscando o desenvolvimento das suas habilidades.
Para a diretora-geral da instituição, Izabella Trinta, o cuidado e afeto marcam o atendimento oferecido pela casa. “Temos uma equipe multifacetada, diversa e que trabalha diuturnamente para oferecer suporte e acolhimento aos pacientes e familiares, tendo convicção da importância deste serviço, e da responsabilidade imposta pelo pioneirismo, já que nossas experiências constroem a história do atendimento no estado e fornecerão bases para a inserção de outros serviços voltados às pessoas no espectro autista”, disse.
A celebração de aniversário reuniu pacientes, familiares e colaboradores, sendo marcada pelo compartilhamento de histórias de acolhimento, superação e gratidão pelos avanços alcançados. São histórias como a do jovem Allister Salomão, de 13 anos, cujo acompanhamento tem se refletido em uma evolução positiva.
Jéssica Salomão, mãe de Allister, descreve o sentimento de gratidão como síntese de sua relação com os profissionais da casa. “Aqui somos recebidos muito bem por todos. Da portaria à direção, a sensação é de acolhimento. Já cheguei em algumas ocasiões com ele em crise, desestabilizado, e saí com ele melhor. Meu filho já me disse que ama vir pra cá, pois é o único espaço onde ele sabe que pode ser quem ele é, sem julgamentos sobre isso. É emocionante”, relatou.
Vandia Sousa é mãe do Thiago, de 17 anos, primeiro paciente atendido pelo Centro TEA 12+. “Apesar dos imensos desafios diários, sei que hoje no Centro TEA 12+ o Thiago recebe um atendimento de qualidade”, disse.
O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duaillibe, destaca a importância do Centro TEA 12+. “Esse primeiro ano de atendimento é marcado pelo pioneirismo e inovação no atendimento público a jovens e adultos no espectro autista, bem como a seus familiares, representando marco na atenção multidisciplinar a esta população, com impacto direto na qualidade de vida deste público”, disse.
TEA 12+
O Centro TEA 12+, especializado no atendimento ao adolescente e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), está localizado no bairro da Cohab, em São Luís. Na unidade são ofertados atendimentos em neurologia, educação física, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, assistência social, fisioterapia, musicoterapia e arteterapia. O acesso aos serviços é realizado com encaminhamento após atendimento em unidades de saúde das redes estadual e municipal. Após a triagem o paciente é recepcionado na unidade. O equipamento da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
Eduardo Ericeira