22 de maio de 2024

Banco de Leite da maternidade em Imperatriz promove palestras para incentivar aleitamento materno

Por Daucyana Castro

Como parte da Campanha de Aleitamento Materno e Doação de Leite, a Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e a Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio do Banco de Leite da Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI), iniciou uma série de atividades voltadas à promover a conscientização sobre a importância do aleitamento materno e incentivar a doação de leite materno.

Em 2024, no Maranhão o tema é “Amor em cada gota doada vida em cada gota recebida”. As profissionais de saúde estão visitando as Unidades Básicas de Saúde e ministrando às gestantes e puérperas, palestras sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite.  

“Estamos desenvolvendo este projeto diretamente com gestantes e puérperas nas Unidades Básicas de Saúde, para que compreendam a importância do aleitamento materno exclusivo e também a relevância de doar o leite materno excedente para os bebês que necessitam. É importante incentivar cada vez mais o aleitamento materno exclusivo e fortalecer as doações.  Amamentar é um ato de amor”, frisou a coordenadora do banco de leite da MARI, Fabiana Galeno.

Nesta segunda-feira, a ação ocorreu na UBS Cafeteira, em Imperatriz. Sabrina Silva de Araújo está gestante. Ela participou da palestra e aprovou a iniciativa. “Eu achei muito importante a palestra porque eu sou mãe de 1a viagem e tinha muitas dúvidas sobre amamentação. Eu não sabia sobre a questão da doação de leite e tirou muitas dúvidas e a gente vai aprendendo mais”, disse.

No dia 24 as palestras ocorrem na UBS Juçara. Dia 27 é a vez da UBS Ana Daves e no dia 28 na Unisuma. O encerramento ocorre no dia 30 de maio, com café da manhã com doadoras e receptoras e palestra com a terapeuta integrativa e especialista no Universo Feminino, Sônia Pargas, sobre Maternidade com Propósito.

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. O aleitamento materno é recomendado até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida.

MARI

O Banco de Leite está integrado à Maternidade de Alto Risco de Imperatriz, que por sua vez compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). 

Daucyana Castro