Para estimular a doação de sangue durante as festas juninas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) mobilizou a população, nesta quinta-feira (13), na Rua Grande, Centro de São Luís. A ação visa ampliar o número de doadores voluntários no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).
“Nossa terceira blitz educativa com a finalidade de chamar a atenção da população para a importância e necessidade de doação de sangue. Essa ação além de promover informações, tirar dúvidas, também foi pensada em está mais próximo da população fazendo um alerta ao nosso estoque de bolsas de sangue que está crítico. O local foi escolhido estrategicamente por ser um dos locais mais movimentados da cidade”, explicou a diretora geral do Hemomar, Clicia Galvão.
A Terezinha Gonçalves foi uma das pessoas abordadas na ação. Ela disse que hoje não doa mais por conta da idade, mas sua família segue doando o que contribui com a renovação dos estoques de bolsas de sangue.
“Minha filha, meu genro, todos são doadores, minha família sabe que é importante a doação para ajudar a salvar vidas. Minha filha mesmo doou esta semana depois que ela ouviu na fila de um banco a conversa de que uma criança precisava de sangue, aquilo tocou o coração e ela foi doar”, ressaltou a aposentada.
As equipes do Hemomar levaram uma faixa para chamar a atenção de quem passava pela Rua Grande. Eles distribuíram material educativo e dialogaram com quem passava pelo local sobre a importância da doação de sangue.
“Campanha muito válida, tem muitas pessoas precisando. Sempre é importante a realização de campanhas como essa para alertar a população. Eu doei apenas uma vez e pretendo voltar a doar”, pontuou o mecânico Jefferson Suriano Pires.
Daucyana Castro