Fotos: Francildo Falcão
Visando chamar atenção das pessoas quanto a importância da doação de sangue e também divulgar ainda mais os serviços prestados à população, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), iniciou neste fim de semana os trabalhos na barraca ‘Batalhão Pesado da EMSERH’, no arraial do Ipem.
“Fico feliz em perceber a animação das pessoas. É um momento de festa e é isso que estamos proporcionando, um ambiente de descontração, mas também de conscientização, oportunidade em que levamos todo esse clima de alegria durante o período junino, a principal festa do estado e o maior do mundo que é o São João do Maranhão e também levar ao conhecimento das pessoas tudo aquilo que fazemos pelo bem da saúde pública no estado”, frisou Marcello Duailibe.
Com slogan ‘O São João tá no sangue’, a barraca tem atraído milhares de pessoas. No local os visitantes têm acesso a diversas informações e aprenderem um pouco mais sobre trabalho desempenhado em prol da saúde do Maranhão. Quem visita a barraca também recebe orientações sobre a doação de sangue, importante gesto que ajuda melhorar os estoques de bolsas no Hemomar e Hemocentros espalhados no interior do Maranhão.
“Aproveitamos o São João para abordar às pessoas que passarem pelos arraiais para enfatizar a importância da doação de sangue, tirar dúvidas e incentivar este ato de solidariedade. Esperamos receber este mês o maior número possível de doadores. Contamos com a solidariedade de todos, para que possamos garantir o sangue para atendimento das demandas transfusionais na rede hospitalar do Estado”, frisou a diretora-geral do Hemomar, Clícia Galvão.
No espaço outras atrações têm chamado a atenção do público que tem lotado um dos mais tradicionais arraiais de São Luís. Quem passa pelo local pode participar de um Quiz com perguntas relacionadas à EMSERH e o trabalho realizado pela empresa e ser presenteado com matracas personalizadas fruto de uma parceria entre a EMSERH e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Os instrumentos são confeccionados por meio de um projeto de ressocialização voltado para pessoas que cumprem pena no sistema penitenciário. Os visitantes também têm a oportunidade de participar da plataforma 360° e a animação é garantida.
Cerca de 4 mil pessoas passaram pela barraca da EMSERH neste último fim de semana, entre elas a professora Benedilma Selares. “Achei muito legal este espaço da EMSERH. De forma descontraída pude saber um pouco mais sobre esta empresa que é tão importante, faz parte de nossas vidas e muitas pessoas nem sabem disso. É louvável também a iniciativa de estimular a doação de sangue. A EMSERH está de parabéns”, disse.
A psicóloga Juliana Almeida também visitou o espaço e elogiou a iniciativa. “É bom porque o espaço agrega, o arraial está repleto de gente, repleto de famílias, e essa iniciativa é importante porque proporciona conhecimento, para sabermos mais sobre o trabalho desempenhado pela EMSERH, entretenimento com as brincadeiras e interação entre todos. Me senti acolhida e certamente irei voltar outras vezes”, enalteceu.
Daucyana Castro