31 de julho de 2024

SES realiza cirurgia inédita no Hospital Regional de Caxias para tratar pacientes oncológicos

Por Samir Aranha

Um procedimento inédito foi realizado no Hospital Regional Dr. Everaldo Aragão em Caxias. Investimentos do Governo do Estado permitiram a execução da cirurgia de Pelveglossectomia Pull Trough para tratar pacientes oncológicos de cabeça e pescoço. A proposta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é beneficiar os pacientes que necessitem do procedimento no Maranhão.

Após a cirurgia realizada neste mês de julho, a lavradora Maria do Socorro Mota da Silva, de 64 anos, proveniente de Codó, encontra-se com quadro estável e em processo de recuperação para dar seguimento ao tratamento da doença com sessões de rádio e quimioterapia.

“A minha mãe tem câncer de boca, causado pelo fumo. O tratamento é difícil, mas estamos confiantes de uma melhora da nossa mãe. É um alívio poder fazer aqui no interior, um pouco mais próximo de casa. Só temos que torcer para que tenha mais qualidade de vida”, comentou a lavradora Octaviana Teixeira Mota, de 36 anos, filha da paciente operada.

Filha da paciente elogia o atendimento

A cirurgia, voltada ao tratamento de pacientes oncológicos de cabeça e pescoço, possibilita melhoria de sintomas e da qualidade de vida aos pacientes. Realizada pela primeira vez no interior do Maranhão, o procedimento é considerado padrão ouro em carcinomas de boca e língua e consiste na retirada completa do assoalho da boca.

“Graças à reforma de nosso centro cirúrgico, nossa equipe realizou uma Pelveglossectomia Pull Trough, procedimento inédito no interior, proporcionando assim acesso à saúde de alta complexidade sem necessidade de deslocamentos longos e custosos para os pacientes, com equipe técnica capacitada e qualificada” disse a supervisora do Centro Cirúrgico do Hospital Macrorregional de Caxias Dr. Everardo Aragão, Marcela Aguiar.

O cirurgião Márcio Jackson coordenou a equipe médica durante a cirurgia. “O procedimento, de grande complexidade e extensão, é revolucionário na região, garantindo benefícios à paciente, mas, sobretudo, um marco para a saúde pública e para o fluxo de pacientes, evitando deslocamentos à capital e, ainda proximidade da paciente com seus familiares”, explicou.

A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde, gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), é referência no atendimento de urgência e de alta complexidade na região dos Cocais.