14 de agosto de 2024

Governo estimula doação de sangue em ação no Hospital Dr. Genésio Rêgo

FONTE: SES/MA

O Hospital Dr. Genésio Rêgo, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove ação que incentiva a doação de sangue, nesta sexta-feira (16), das 8h às 16h, no ambulatório clínico da unidade, no bairro Vila Palmeira, em São Luís (MA). A abertura contará com a participação da banda da Polícia Militar do Maranhão.

A coordenadora do Serviço Social do Hospital Dr. Genésio Rêgo, Leandra Fernandes, explicou que o objetivo da campanha é reforçar o número de doadores voluntários de sangue e ampliar os estoques de bolsas de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). “As expectativas são as melhores possíveis, uma vez que se trata de um projeto que vamos ter parceiros e maior mobilização, com o objetivo maior de salvar vidas, além de promover bem-estar social e a conscientização do público em geral sobre a importância de doar sangue”, disse. 

Inicialmente a ação de doação de sangue era destinada apenas para servidores, contudo, este ano, a coordenação da unidade ampliou o público-alvo com o objetivo de aumentar a coleta de bolsas e reforçar o estoque de sangue tanto do Hemomar como do próprio hospital.

Entre as instituições parceiras envolvidas na ação, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), as Secretarias de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e das Cidades do Maranhão (SECID), o Colégio Militar Tiradentes, o 24º Batalhão de Infantaria de Selva, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e a comunidade da Vila Palmeira. 

Doação de sangue

Para realizar a doação, a pessoa precisa apresentar documento original com foto e atender aos critérios básicos exigidos para doação de sangue, como: ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização); pesar no mínimo 50kg; ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

Daucyana Castro