2 de dezembro de 2024

SES mobiliza doadores de sangue e reforça que o ato pode salvar vidas

Durante a Semana Nacional do Doador de Sangue, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove ações educativas e de mobilização de doadores. Na quinta-feira (28), a ação foi realizada no Rio Anil Shopping, em São Luís (MA), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). 

A diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, destacou que a campanha busca aumentar o número de doadores regulares. “Nossa intenção é conscientizar a população sobre a importância de se tornar um doador voluntário e regular. Atualmente, a maioria doa apenas quando um familiar precisa, mas queremos mudar essa realidade. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três”, explicou.

Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam de autorização do responsável. Outras recomendações incluem evitar alimentos gordurosos e álcool antes da doação e estar descansado. Na ação, os profissionais também esclareceram dúvidas e realizaram cadastro das pessoas que manifestaram interesse na doação de sangue. 

A supervisora de atendimento do shopping, Mirella West, de 37 anos, disse que sempre teve vontade de doar sangue, mas foi impedida temporariamente por motivos de saúde. “Agora que estou apta, pretendo doar. Não sabia que o Hemomar funcionava aos sábados, o que facilita muito para quem trabalha durante a semana”, destacou Mirella.

A estudante Maria Eduarda Prazeres, de 19 anos, também mostrou entusiasmo com a iniciativa do Hemomar. “Minha família já doou, mas eu sempre tive dúvidas por causa do meu vitiligo. Agora vou fazer a triagem para ver se estou apta. É uma ação importante, pois sabemos da necessidade constante de bolsas de sangue”, comentou.

Nesta sexta-feira (29), no São Luís Shopping, na Avenida Carlos Cunha, no Calhau, das 14h às 16h, acontecerá a palestra “Mitos e verdades sobre a doação de Sangue”, com a coordenadora do Setor de Captação de Doadores de Sangue e Medula Óssea do Hemomar, Misleny Silva, na Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI). Também estão programadas ações educativas e distribuição de informativos próximo ao Espaço do Cliente. 

Hemomar 

O Hemomar está localizado na rua 5 de Janeiro, S/N, Jordoa, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.

Eduardo Ericeira