4 de dezembro de 2024

Cirurgia inédita de discectomia endoscópica com técnica biportal é realizada na rede estadual de saúde

Garantindo a ampliação de procedimentos e técnicas ofertadas aos maranhenses na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital da Ilha alcançou um marco importante com a realização da primeira discectomia endoscópica com técnica biportal na rede estadual. A técnica cirúrgica minimamente invasiva permite o tratamento de patologias da coluna vertebral.

Segundo o diretor-clínico da instituição, o médico Dimitrius Garbis, a realização do procedimento no Hospital da Ilha reforça o compromisso de oferta dos melhores e mais avançados procedimentos aos pacientes. “É motivo de orgulho para o Hospital da Ilha ser pioneiro em diversas áreas no estado. Ações como esta estão alinhadas à nossa missão de cuidar das pessoas e contribuir ao avanço da medicina no Maranhão”, comentou.

O procedimento, inovador para tratar hérnia de disco, foi realizado pela equipe médica, sob a coordenação dos neurocirurgiões Rayan Santos e Elano Pontes. O paciente, de 36 anos, já havia passado por outra cirurgia de hérnia de disco há três anos. O procedimento realizado o último 29 de novembro corrigiu as alterações causadas pela hérnia, garantindo mais qualidade de vida e mobilidade do paciente.

“Antigamente, para operar uma hérnia de disco, só se fazia cirurgia aberta, com uma agressão tecidual considerável ao paciente. Com o avanço da tecnologia, a cirurgia endoscópica da coluna tem ganhado espaço, e a técnica biportal, aplicada neste procedimento, possibilita a realização de cirurgias de maior porte com menor agressão tecidual”, explica o neurocirurgião Rayan Santos.

A técnica biportal, adotada nesta cirurgia pioneira, utiliza dois pontos de entrada na pele do paciente. Um deles é destinado à inserção de uma pequena câmera de vídeo, enquanto o outro é utilizado para a passagem dos instrumentos necessários para realizar a intervenção cirúrgica. Essa abordagem reduz significativamente o trauma ao tecido e acelera o processo de recuperação do paciente, que já pôde caminhar horas após a cirurgia, tendo alta no dia seguinte.

O sucesso desta primeira cirurgia endoscópica biportal representa um avanço significativo na neurocirurgia regional, abrindo portas para uma abordagem mais moderna e menos invasiva no tratamento de problemas na coluna vertebral. O Hospital da Ilha, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

“Para a medicina e sobretudo, aos pacientes, é um avanço significativo podermos utilizar a técnica no estado. Foi uma cirurgia bem-sucedida, sem intercorrências, e o paciente teve alta do hospital com uma melhora completa da dor causada pela hérnia de disco”, destacou o neurocirurgião Elano Pontes.

A discectomia totalmente endoscópica (DE) é um novo tipo de cirurgia minimamente invasiva, desenvolvida para reduzir o trauma cirúrgico, acelerar a recuperação pós-operatória e manter a integridade da anatomia normal da coluna vertebral. Na cirurgia endoscópica da coluna é realizada uma pequena incisão (de 8mm a 1cm) onde são introduzidas a câmera e a iluminação acopladas a um sistema, que permitem ao cirurgião a visualização direta por vídeo do problema na coluna e das estruturas nervosas através de pequenos cortes.

Eduardo Ericeira