17 de dezembro de 2024

CER do Olho D’água celebra natal com cantata de pacientes da unidade

O dia começou com muita música no Centro Especializado em Reabilitação do Olho D’água (CER Olho D’água). Nesta sexta-feira (13), foi a quinta edição da cantata natalina do Grupo Melhor Idade.

“Foi um lindo momento! Nosso objetivo com a cantata é utilizar a música como uma ferramenta terapêutica para expressão de sentimentos e emoções, toda unidade está em festa para celebrar esse momento especial que é o Natal e para prestigiar nossos queridos idosos e idosas”, reforçou a diretora administrativa CER Olho D’água, Lívia Helena Pires Macedo.

O grupo Melhor Idade existe há 10 anos e proporciona momentos de cuidado, união e qualidade de vida aos pacientes que fazem tratamento na unidade de saúde que compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

“Mais do que um grupo, somos uma verdadeira família. Os terapeutas e participantes cultivam um relacionamento de amizade e cuidado que ultrapassa os limites da unidade, mantendo vínculos de afeto e apoio até mesmo fora do ambiente terapêutico. No CER, acreditamos que cuidar da melhor idade é valorizar histórias de vida e criar um ambiente de alegria, união e respeito. Acolhemos todos com muito carinho e amor a todos que fazem parte dessa família que celebra a vida a cada dia!”, pontuou a diretora geral do CER Olho D’água, Yalem Pires.

O coral é formado pelos pacientes do CER Olho D’água, como a dona Edileuza Cardoso de Araújo. Emocionada, a idosa ressaltou a importância da programação natalina.

“É tempo de confraternizar, de lembrar que devemos ajudar o próximo, servir, doar a quem mais precisa. Todos nós somos muito felizes aqui no CER Olho d’água, somos bem tratados por todos. Dançamos, cantamos, começar o dia assim é muito bom”, enalteceu a idosa de 80 anos de idade e que há seis anos é paciente na unidade de saúde.

Entre os serviços ofertados pelo CER Olho D’Água estão: a Musicoterapia, para despertar emoções e resgatar memórias afetivas; Acompanhamento de assistente social, promovendo acolhimento e suporte social; Educação física, fortalecendo a saúde e a autonomia; Atividades externas de recreação, proporcionando lazer e integração; Terapia Ocupacional, para estimular habilidades funcionais; Fonoaudiologia, para aprimorar a comunicação; Intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão.

“O Centro é reconhecido como uma referência na oferta de serviços de reabilitação física, intelectual e visual, atendendo pacientes de todas as idades. Essa década de trabalho é marcada por histórias de superação e pela construção de um espaço inclusivo, que busca atender às necessidades de todos os seus pacientes, especialmente os idosos, que compõem um dos grupos mais ativos e engajados nas atividades oferecidas”, finalizou diretora administrativa centro de reabilitação do Olho d’Água, Ana Eugenia Furtado.

Eduardo Ericeira