O Centro Especializado de Atendimento ao Adolescente e Adulto com TEA 12+ realizou, na segunda-feira (16), o encerramento da primeira turma do curso de Orientação Parental de Manejo de Crise. O curso, que teve duração de dois meses, ampliou o debate e orientações técnicas sobre o tema.
O curso faz parte do projeto Compartilhar, desenvolvido na unidade com o objetivo de estender o cuidado para famílias e cuidadores de pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista.
“O projeto foi idealizado para dar suporte e acolhimento as famílias. Dentro do projeto temos diferentes níveis de intervenções, é um grupo de orientação parental, que tem o objetivo de capacitar pais, antever comportamentos inadequados, crises agressivas e saber como lidar em situações como essas. Devemos lembrar que as crianças, adolescentes, estão a maior parte do tempo nos lares ou em qualquer outro ambiente, aos cuidados dos pais, e é importante saber evitar situações de crise, saber lidar nessas situações”, explicou a diretora-geral do Centro TEA 12+, Eliana Bomfim.
Dentro do projeto existem algumas camadas de intervenção para atender as diversas subjetividades das famílias atípicas, dentre elas, o grupo de orientação parental, com o objetivo de auxiliar responsáveis/cuidadores criando estratégias à luz da análise do comportamento com casos reais.
“Aqui, eu aprendi a como lidar com meus filhos, adquiri habilidades e sabedoria. Quando meu filho entra em crise, eu aplico as técnicas e a situação está mais confortável para mim e para meu filho”, pontuou a dona de casa Marinalva da Conceição Silva, mãe de dois filhos autistas de 22 anos e 16 anos de idade.
Com o projeto, os responsáveis e cuidadores poderão ainda replicar as técnicas na prevenção ou no momento da crise. “É um projeto abençoado, tem ajudado a mim e outras mães, tenho certeza. A gente se via perdida em muitas situações, com esse projeto aprendemos a como lidar com nossos filhos. Não é fácil, é uma lida, e esse projeto nos ajudar”, ressaltou a dona de casa Josy Nogueira Abreu, mãe de gêmeos autistas, de 15 anos de idade.
A segunda turma do curso de orientação parental de manejo de crise será em janeiro. O Centro TEA 12+ é um equipamento público que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).
Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira