1 de fevereiro de 2018

Governo do Maranhão garante exame de alta complexidade para pacientes oncológicos na Região Tocantina

Pacientes em tratamento contra o câncer na rede estadual de saúde ganharam mais um reforço na luta contra a doença. Desde o início do ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de convênio firmado com o Hospital São Rafael, em Imperatriz, oferta o exame PET Scan, procedimento de alta complexidade para rastreio de células tumorais.

“O tratamento dos pacientes depende de um diagnóstico preciso e rápido, nesse sentido, o exame é um investimento mais que necessário. Ele garante que os pacientes tenham acesso a tratamento de última geração perto de casa. Com nossos investimentos, Imperatriz está se transformando em um polo de tratamento para a região, referência para pacientes de outros estados”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O PET Scan tem sido utilizado junto com a tomografia computadorizada para localizar o possível tumor em qualquer parte do corpo. O exame consegue avaliar a extensão do câncer com metástase, distinguir os tumores benignos dos malignos, observar a evolução do tratamento de erradicação do tumor, dentre outros diagnósticos.

De acordo com o diretor médico de oncologia do Hospital, Adriano Rego Lima de Medeiros, o exame também verifica a regressão do câncer após sessões de quimioterapia. “Ele consegue identificar lesões tumorais que outros exames não conseguem, como a ressonância e a tomografia. Isso pode mudar completamente a abordagem do tratamento”, afirma.

Tratamento na Região Tocantina

No sul do estado, o Governo do Maranhão garante o tratamento aos pacientes com câncer por meio de um convênio com o Centro Integrado de Tratamento Oncológico (Orocadium), clínica particular especializada em radioterapia, com serviços de alta complexidade na especialidade oncologia – radioterapia e branquiterapia.

A Região Tocantina recebeu a Unidade de Oncologia Pediátrica inaugurada no Hospital São Rafael, em novembro de 2017. Com a implantação da oncologia pediátrica, o Governo garante que as regiões de Açailândia, Imperatriz e Balsas, que referenciavam seus pacientes para São Luís, encaminhem para a unidade localizada em Imperatriz.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)

emserh