Como parte da programação voltada ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e combate ao câncer de mama, a Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM) recebeu nessa segunda-feira, 30, a ação do Governo do Estado, por meio da Carreta da Mulher Maranhense.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).
A ação teve como objetivo oferecer uma série de serviços de saúde às mulheres privadas de liberdade, reconhecendo o direito de todas à dignidade e cuidados médicos. Servidoras da Seap e familiares também foram beneficiados com a iniciativa.
Durante a ação de saúde, foram oferecidos diversos atendimentos com médico dermatologista e ginecologista; mamografia e Papanicolau; teste de glicemia; testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite A, B e C; Vacinação contra Febre amarela, H1N1, Tétano, Hepatite, Covid. O momento ainda reservou palestras educacionais e conversas individualizadas das psicólogas e assistentes sociais com as internas, além de triagem das apenadas dentro da Unidade. A Casa da Mulher Brasileira aproveitou a ocasião para realizar a distribuição de pacotes de absorventes às mulheres da UPFEM.
De acordo com a secretária da Semu, Abigail Cunha, “Todas as mulheres precisam se sentir respeitadas, amadas e pertencentes. Esta iniciativa da Seap, junto à Secretaria de Estado da Mulher e Secretaria de Estado da Saúde é muito valiosa, porque este é um governo que cuida e que valoriza todas as mulheres, e a gente começa cuidando da saúde”, comentou.
“Então, parabéns à Seap por esta iniciativa, e estamos aqui para todas as parcerias que se fizerem necessárias, para alcançar as nossas mulheres, com todas as políticas públicas voltadas a elas”, concluiu a titular da pasta.
O secretário da Seap, Murilo Andrade de Oliveira, agradeceu a parceria com as demais secretarias: “Eu quero agradecer, de público, à Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Estado da Mulher, que estão fazendo esse evento aqui, hoje, atendendo todas as mulheres. Isso demonstra o quanto avançamos no sistema prisional do Maranhão, levando atendimento e saúde não só às mulheres, mas também a todos os presos de forma geral, contribuindo assim para a mudança da realidade de cada um deles”, ressaltou.
“Esta é uma parceria da Secretaria de Estado da Mulher, Secretaria de Saúde, Conselho Penitenciário e Casa da Mulher Brasileira, somando esforços para que a gente possa cada vez mais dar aquele acolhimento necessário para as mulheres. A gente precisa fazer com que elas tenham esse acolhimento aqui na unidade, que já é referência a nível de país em trabalho e educação”, acrescentou a presidente do Conselho Penitenciário do Maranhão e diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.
A interna da unidade M. E. C. destacou a importância de ações como essas voltadas a esse público. “É muito importante o poder público ter voltado a atenção para nós, que estamos privadas de liberdade, até mesmo por conta da dificuldade de acesso à saúde. Esse dia é extremamente importante por conta de tomarmos medidas preventivas, não só de mama, como o mês é contemplado, mas também com o combate ao câncer do colo do útero e a realização de testes rápidos. Nós não temos palavras, e por isso agradecemos o que as Secretarias e a Seap vem proporcionando para a gente”, finalizou.
Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira