Já está em fase de conclusão as obras da Casa da Gestante de Imperatriz, que será um ponto de apoio para receber as gestantes da Região Tocantina, a ser entregue na ocasião do aniversário da cidade, em meados de julho. O equipamento, todo estruturado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), se chamará Dra. Eimar de Andrade Melo, em homenagem a medica imperatrizense, que fez história na cidade.
“A Casa da Gestante, que passará a ser chamada de Casa da gestante Dra. Eimar de Andrade Melo, é um ponto de apoio para acolhimento das gestantes de Imperatriz e Região Tocantina. No local, elas receberão toda assistência com conforto, dignidade, tanto para a manutenção de hospedagem, quanto para o atendimento na área médica, de pronto socorro, de modo que as mulheres grávidas sejam tratadas dignamente, melhorando ainda mais o atendimento na integração que existe com o Hospital Materno Infantil, numa demonstração de respeito à todas mulheres grávidas”, pontuou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.
O Governo do Estado está adaptando o antigo prédio da Unidade Regional de Educação, próximo à Câmara Municipal, para a Casa da Gestante. O local contará com uma estrutura de 20 leitos, copa, administração, estacionamento, recepção, auditório e área de vivência. Serão atendidos casos de gravidez de baixo risco, que contarão com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O objetivo é dar toda a assistência necessária às mulheres, desde o planejamento familiar. Os casos mais complicados continuarão sendo recebidos pelo Hospital Regional Materno Infantil (HRMI).
De acordo com o diretor do HRMI, Reginaldo Nascimento Batista, atualmente mais de 600 mulheres da região são atendidas por mês, com a Casa, o atendimento será melhor distribuído. “Não será um ambiente hospitalar. Nossa maternidade era para atender só de alto risco, mas hoje atendemos a todas porque não há um local com suporte para atender. Então, essa iniciativa vai melhorar muito o atendimento as grávidas da região”, informou Reinaldo Batista.
A intenção é inaugurar o novo espaço médico no dia 16 de julho, aniversário de Imperatriz.
Dra. Eimar de Andrade Melo
Como sugestão do secretário de Clayton Noleto e do deputado estadual Marco Aurélio, o governador Flávio Dino decidiu nomear a Casa da Gestante de Casa Dra. Eimar de Andrade Melo, que foi uma das pioneiras da medicina de Imperatriz e Região Tocantina. Médica obstetra, ela se notabilizou pela seriedade e comprometimento no trabalho e vida social. Foi atuante na definição de políticas públicas na área da saúde e pela difusão da ciência médica como instrumento de melhoria da qualidade de vida.
Daucyana Castro