20 de setembro de 2023

Centro de Hemodiálise São Luís completa quatro anos com mais de 100 mil sessões de diálise realizadas

Por Vanessa Ribeiro

Funcionários, pacientes e acompanhantes celebraram os quatro anos do Centro de Hemodiálise São Luís na última segunda-feira (18). A unidade de saúde, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), contabiliza 101.585 sessões de diálise nos quatro anos de funcionamento. Somente este ano, de janeiro a agosto, foram 22.381 sessões, cerca de 120 por dia.

“Melhor do que ser cuidado, é cuidar. E todos os profissionais do Centro de Hemodiálise fazem muito bem isso e tenho certeza que todos os pacientes são muito bem acolhidos e bem tratados. Agradeço o empenho de cada colaborador da unidade, pois é um trabalho bem desafiador, mas que há quatro anos ajuda a salvar milhares de vidas”, destacou o presidente da Emserh, Marcello Duailibe.

A diretora geral do Centro de Hemodiálise São Luís, Patrícia Ferreira, pontuou que este foi o primeiro do Estado e, desde a inauguração, ajuda a reduzir o tempo de espera dos pacientes pelo procedimento. “Este Centro representa um grande avanço para a saúde do Maranhão. Conseguimos diminuir consideravelmente o tempo de espera pela diálise. Antes os pacientes ficavam no leito do hospital esperando seis meses pelo tratamento. Aqui na unidade temos 40 cadeiras de diálise que atendem 240 pacientes de segunda a sábado, das 6h30 até as 19 horas, e tem o ambulatório que atende 320 pacientes pré-dialíticos aqui do Estado”, ressaltou.

O motorista Carlos Alberto Moreira Araújo, de 54 anos, foi o primeiro paciente a fazer hemodiálise na unidade, logo após a inauguração em 2019. Agora ele volta para prestigiar o aniversário do Centro de Hemodiálise e agradecer pelo atendimento recebido no momento mais difícil de sua vida. “Só tenho que agradecer a Deus por esse momento, pela nova vida. Agradecer aos funcionários que sempre me atenderam bem, desde a portaria até os médicos”, afirmou.

Lindomar Rodrigues Muniz acompanha a mãe, Domingas Muniz, há dois meses, três vezes por semana, nas sessões de hemodiálise e agradece o atendimento recebido. “Graças a Deus ela está tendo um ótimo atendimento. Estou muito feliz com o modo que estão atendendo a gente. Eu só tenho a agradecer pelo fato de minha mãe estar sendo bem recebida e bem tratada”, disse.

A jovem Samires Santos, de 27 anos, é da cidade de Mirinzal e faz hemodiálise há um ano e três meses. Ela reconhece a importância do Centro em sua vida e de todos os pacientes. “Nós pacientes somos muito gratos pelo Centro de Hemodiálise. Aqui todos os profissionais são muito atenciosos e isso já aumenta nossa autoestima, pois apesar de ter uma rotina cansativa a gente sente apoio de todos eles. Depois que comecei a fazer diálise aqui melhorou meu estado mental, a minha disponibilidade de fazer exercício e a vontade de ajudar as pessoas”, frisou.

A rede estadual de saúde conta atualmente com 309 máquinas em funcionamento, que atendem 1.846 pacientes em todo o estado. Os atendimentos estão disponíveis em São Luís, Balsas, Bacabal, Caxias, Açailândia, Chapadinha, Pinheiro, Carutapera e Presidente Dutra, além do Piauí, por meio de uma pactuação realizada pelo Governo do Maranhão e o município de Floriano.