Fotos: Adeta Holanda
O Programa Avança Mais Saúde deste fim de semana contemplou, mais uma vez, os moradores de São José de Ribamar. A segunda edição do programa no município promoveu 1.127 atendimentos no bairro do Jardim Tropical. Em três edições, o Programa Avança Mais Saúde já realizou 5.593 atendimentos. Além do Jardim Tropical, foram contemplados os bairros Matinha, também em São José de Ribamar, e Cidade Olímpica, em São Luís.
“São José de Ribamar é uma área muito populosa no Maranhão e sentimos a necessidade de reforçar a atenção. Há um planejamento para percorrer todo o estado. Vamos continuar levando assistência aos maranhenses e saúde de qualidade a toda população do estado”, ressaltou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe.
O Avança Mais Saúde ofereceu diversos serviços à população. Além do clínico geral, a ação incluiu vacinação contra a Influenza e Covid-19, e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites. Outras especialidades também foram disponibilizadas à população ribamarense como consultas em Cirurgia Geral, Pediatria, Geriatria, Ginecologia, Dermatologia e Ortopedia.
Quem aproveitou a realização da ação perto de casa foi o trabalhador em serviços gerais Joselio Novaes. “Preciso desse procedimento cirúrgico, mas devido ao trabalho a gente fica sem tempo. Moro na Cidade Olímpica aqui pertinho, aproveitei que estou de folga e vim pegar o encaminhamento e ainda peguei a requisição para fazer exames de hepatite, HIV e Sífilis. Vim com minha esposa”, relatou.
A ação também disponibilizou a vacinação contra a Covid-19. “Estou há cinco minutos de casa, moro há três ruas daqui então não poderia perder essa oportunidade. Tenho medo de agulha, mas sei da importância da imunização, faltava só essa vacina para fechar o ciclo de doses contra a Covid-19. Aproveitei para registrar por foto para mostrar para meus filhos que realmente me vacinei”, reforçou o carpinteiro Francisco Pereira, que é morador do Jardim Tropical e tomou a quarta dose da vacina contra a Covid-19.
A ajudante de cozinha Marli Amaral foi beneficiada com a consulta com o clínico geral. “Várias coisas me incomodam neste momento. O médico me encaminhou uma bateria de exames. Devemos entender que a gente sem saúde não é nada. Estava sem tempo de ir me consultar. Quando soube da ação por meio de uma colega, eu disse: Essa é minha hora!”, contou a moradora do Jardim Tropical.
O autônomo Joaquim dos Santos, que passou pela consulta ortopédica, também aprovou a iniciativa. “Precisava urgentemente de uma consulta com um ortopedista. Sinto muita dor no meu ombro, na minha coluna e nos dedos dos pés. Constantemente sinto essa dor e me incomoda muito. Eu já tenho esse problema nas articulações, já faço esse acompanhamento, mas há algum tempo não consegui mais me consultar e essa oportunidade foi fundamental para mim e para todas essas pessoas que estão aqui com certeza”, enalteceu.
Daucyana Castro