Por Daucyana Castro
Iniciando a programação do Setembro Amarelo, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), ciente da importância de abordar este assunto com seus colaboradores, realizou nesta terça-feira (14), na sede, uma palestra sobre plantas medicinais com foco na saúde mental.
“Talvez seja cedo falar do legado da pandemia até porque ainda estamos nela. Mas falar abertamente sobre saúde mental vai ser um dos legados. Nunca se falou tanto, nunca se sentiu tanto, porque todos nós temos vivido essas dores, as pessoas próximas a nós, nossos colaboradores, os pacientes nas unidades. Esse é um tema recorrente e não está sendo recorrente à toa. É um assunto que a gente precisa tratar com cuidado, olhar o próximo, ouvir, falar abertamente. A Emserh é sensível ao tema. Já trouxe outras vezes essa temática para os nossos colaboradores e vamos continuar trazendo porque é de fundamental importância para todos nós”, pontuou a diretora de Recursos Humanos da EMSERH, Janyr Carvalho.
A palestra teve como tema “Plantas Medicinais Adjuvantes na Saúde Mental” e foi ministrada pela farmacêutica Kallyne Bezerra, coordenadora estadual do Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos do Maranhão.
“As plantas medicinais no contexto da saúde mental têm sido o carro chefe para muita gente, porque as plantas trazem menos efeitos colaterais e não causam dependência. E aí as pessoas passam a utilizar as plantas porém muitas utilizam de forma errada. A intenção é que se utilize a planta correta para ansiedade, para depressão, para insônia e temos plantas medicinais para tudo isso. Desde a pandemia, com a ansiedade, as angústias, o medo de morrer, as plantas medicinais têm sido esse acalento, um exemplo disso é a melissa, o alecrim, a colônia, a folha do alface. Com certeza só bons resultados e menos efeitos colaterais”, explicou a palestrante.
O executivo administrativo da EMSERH, Ricardo Costa, participou da palestra e elogiou a iniciativa. “Essa palestra veio para reforçar a importância de que nós temos que ter saúde plena. A Emserh está de parabéns pela iniciativa. Aprendemos muito sobre as plantas medicinais”.
SETEMBRO AMARELO
Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. É uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, assim como evitar o seu acontecimento.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil.
Daucyana Castro