A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) promoveu, nesta terça-feira (6), o 1º Encontro de Lideranças da Enfermagem das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Grande Ilha. O evento foi realizado no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), localizado no bairro da Jordoa, em São Luís (MA).
A ação, organizada pela Gerência de Qualidade da Emserh, tem o objetivo de promover um cronograma sequencial de reuniões e treinamentos específicos para os Núcleos de Educação Permanente, Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Segurança do Paciente e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar das unidades de saúde administradas pela Emserh.
“A ideia é que a gente consiga monitorar e aprofundar cada vez mais a metodologia de trabalho para estes serviços que são de suma importância para as nossas unidades. O nosso trabalho com essas equipes é pautado na legislação que preconiza as atividades desses núcleos, bem como os indicadores que são específicos para cada área, até que ao final de todo processo as equipes consigam promover uma qualidade assistencial que preze pela segurança e cuidado do nosso paciente”, frisou a Gerente de Qualidade da Emserh, Yole Saraiva.
Nesta primeira etapa, os encontros estão acontecendo com equipes das UPAs localizadas na Região Metropolitana de São Luís. São elas: Vinhais, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária, Parque Vitória, Araçagi e Paço do Lumiar.
“Quem trabalha com gestão precisa estar se reciclando todo tempo. São treinamentos de suma importância para, pois permitem que as unidades da rede possam dialogar, para que a gente consiga interagir e todas as unidades trabalhem em uma mesma linha, fale a mesma linguagem”, pontuou a coordenadora de Enfermagem da UPA do Vinhais, Adriana Mafra.
Este foi o primeiro encontro de vários outros que serão desenvolvidos pela Gerência de Qualidade Assistencial da Emserh, nas unidades que compõem a rede de saúde pública na Região Metropolitana de São Luís e no interior do estado.
“Todas as vezes que esses encontros acontecem, a gente verifica que há um ganho para todos que têm a oportunidade de participar dessas ações. Nos trazem conhecimento e nos levam a entender mais sobre o processo. A troca de experiências é fundamental. Certamente saímos daqui com mais conhecimento e certos de que o trabalho vai fluir da forma correta e atendendo melhor o usuário do SUS”, ressaltou a coordenadora.