Profissionais de unidades estaduais de saúde da Grande Ilha de São Luís participaram, nesta segunda-feira (23), do Workshop Gestão da Qualidade, que abordou temas como a produção, organização e utilização das ferramentas da Qualidade (mapeamento de processo, produção de pop’s, NRs, fluxogramas e plano de ação. Oferecido pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, a oficina tinha como objetivo reforçar a importância da qualidade dos processos, o que traz maior segurança para o paciente.
“Abordamos a Norma Zero, que é um documento que hoje rege a elaboração de todos os documentos da EMSERH, tanto das unidades quanto para sede. Houve um momento ainda de interação da equipe, para mostrar a importância dessa interação e de uma unidade focada na gestão da qualidade”, detalhou Camila Torres, Gerente de Qualidade da EMSERH.
O encontro reuniu gestores de qualidade e enfermagem das unidades administradas pela EMSERH e também colaboradores que trabalham na sede da empresa.
“É preciso constantemente estarmos alinhados, juntos na prestação de um serviço de qualidade ofertado ao paciente. Neste cenário, o SUS vira uma grande referência para o país, não deixamos nada a desejar para nenhum outro serviço. De forma que um evento desse só reforça o quanto é importante todos falarmos a mesma linguagem e termos todos os cuidados muito bem alinhados. Hoje a saúde não é só assistencial, a saúde precisa seguir passos que nos direcionem dentro de tudo que precisa ser feito, e aí entra os protocolos, os fluxos, que mesmo na ausência de um líder, os outros saibam perfeitamente o que precisa ser feito para assistência do paciente”, pontuou a gerente de Qualidade do Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Meiriele de Alcântara.
Para Camila Maia, que representou a Gerência de Enfermagem do Hospital Presidente Vargas, o que foi mostrado vai servir de referência aos colaboradores. “São direcionamentos para seguirmos os protocolos de forma correta, padronizada, o que vai permitir que qualquer profissional, qualquer colaborador que tenha acesso a esse protocolo siga e dê um encaminhamento com mais qualidade sempre visando o melhor atendimento aos usuários que procuram as nossas unidades”, comentou.
Nesta etapa, o workshop reuniu colaboradores de unidades da Grande Ilha de São Luís. Contudo, em breve, a reunião acontecerá com representantes das unidades do interior do estado.
“Desta forma, a gente faz com que as equipes relembrem este projeto de implantação dentro das nossas unidades. A padronização é fundamental. Também é importante dialogar a respeito da gestão por indicadores. Hoje, as unidades fornecem relatórios mensais, então estamos aproveitando para fazer uma abordagem de como usar essa ferramenta para uma melhor gestão dentro das unidades”, relatou a Gerente de Qualidade da EMSERH, Camila Torres.
Daucyana Castro