Em alusão à Semana Mundial de Prevenção ao Diabetes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove uma série de ações voltadas para conscientizar e orientar a população sobre a doença, na Policlínica Diamante, referência em atendimento a diabéticos no Maranhão.
A programação se estenderá até 25 de novembro na unidade com palestras, oficinas sobre alimentação saudável, gincanas, e serviços gratuitos de saúde como aferição de pressão e testes rápidos de glicemia.
A autônoma Graciane Morais Alcântara, diagnosticada com diabetes há 15 anos, realiza tratamento na unidade. “Venho regularmente de três em três meses para consultas e recebo acompanhamento nutricional e psicológico. A assistência na policlínica é completa e me ajuda a manter a saúde estável”, afirmou Graciane, ressaltando a importância do apoio contínuo da unidade.
A diretora geral da Policlínica Diamante, Gisele Marques, destacou o papel da instituição na promoção da saúde e prevenção do diabetes. “Nosso foco está não apenas no tratamento, mas também na prevenção. Realizamos ações de conscientização diária, desde a distribuição de materiais educativos até o diálogo constante entre colaboradores e pacientes sobre os cuidados com a doença”.
A abertura da semana, terça-feira (12), contou com uma oficina conduzida pela nutricionista Raysa Pires, que orientou sobre a importância da alimentação equilibrada no controle e prevenção do diabetes. “Muitos pacientes têm dúvidas sobre o que podem consumir. Durante esse mês, reforçamos ações que já fazemos rotineiramente na Policlínica, trazendo informações práticas sobre alimentação e saúde”, destacou.
O aposentado João Raimundo Nonato Lopes de Sousa aproveitou a oportunidade para aferir pressão e medir a glicemia. Ele elogiou a iniciativa. “É uma ação muito importante porque nem todos têm acesso fácil a esses serviços. O diagnóstico precoce é fundamental”.
A Semana da Diabetes visa conscientizar sobre a prevenção e os riscos da doença, que atinge mais de 13 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. A endocrinologista Allin Láuren reforça a importância dos cuidados com o estilo de vida. “Hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de atividades físicas, ajudam a prevenir o diabetes e outras doenças crônicas. As ações da Policlínica são uma forma de alertar sobre o crescimento da doença, inclusive entre jovens”, pontuou.
Eduardo Ericeira