O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), está ampliando os locais de testagem para a Covid-19 na capital do estado, com o objetivo de reforçar as medidas de combate à doença. A partir de segunda-feira (21), a Policlínica Coroadinho também passará a contar com o serviço.
“A medida considera também o período sazonal, que prevê aumento no número de casos de síndromes respiratórias. Seguimos cuidando dos maranhenses e com o mesmo compromisso que levou o Maranhão a ser destaque nacional no enfrentamento à Covid-19”, explica o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Além da testagem no local, também será oferecido um ambulatório exclusivo para atender pacientes que testarem positivo na unidade. Para realizar o teste, não será necessário agendamento; basta se dirigir à Policlínica, das 8h às 18h.
O outro Centro de Testagem ofertado pelo Governo do Estado, localizado no Hospital Dr. Genésio Rêgo, no bairro da Vila Palmeira, continua funcionando normalmente e vai oferecer, também a partir de segunda-feira (21), um ambulatório para os pacientes que testarem positivo na unidade.
Desde o início do ano, o equipamento gerenciado pela EMSERH realiza a testagem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem a necessidade de agendamento. Até o dia 16 de novembro, já foram realizados 16.459 testes na unidade.
O presidente da EMSERH, Marcello Duailibe, ressalta que a vacinação, o uso de máscaras e álcool em gel são medidas importantes de prevenção da doença, sobretudo nesta época do ano, quando há aumento no número de casos de síndromes respiratórias.
“Seguimos monitorando o cenário epidemiológico da Covid-19 no estado e estamos tomando as medidas necessárias para reduzir a transmissão da doença. O CT do Hospital Dr. Genésio Rêgo nunca deixou de funcionar e agora estamos ampliando a testagem para a Policlínica Coroadinho”, afirma.
Daucyana Castro