O Governo do Estado contabilizou mais de 600 atendimentos com o Programa Saúde na Praça em Santo Amaro. A ação aconteceu no último domingo (15) e promoveu atendimentos em pediatria, ginecologia, ortopedia e clínica médica, além de serviços como vacinação, aferição de pressão e glicemia, e também exames como ultrassonografia e preventivos.
Pessoas como a jovem Fabiana Aguiar Lira, que recebeu assistência na área de ortopedia, aprovou a iniciativa. “É uma ação de suma importância, porque traz muitos benefícios àquelas pessoas que estão precisando de um atendimento especializado. O atendimento foi rápido. Espero que o mutirão possa acontecer mais vezes e seguir ajudando mais pessoas em outras edições”, contou.
Na triagem, 156 pessoas tiveram a pressão aferida e 108 realizaram exame de glicemia. As consultas médicas totalizaram 72 na área de ortopedia, 67 em pediatria, 60 em ginecologia e 58 de clínica médica. Foram realizados, ainda, 80 exames de ultrassonografia e 25 preventivos e mais de 20 pessoas foram vacinadas durante a realização do mutirão.
O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, enfatizou que a ação beneficiou moradores de toda a região. “O nosso objetivo é atender às necessidades da população e levar o SUS para o maior número possível de maranhenses. A orientação do governador Carlos Brandão é intensificar as ações de saúde. Essa edição do Saúde na Praça beneficiou não só os moradores de Santo Amaro, mas também de vários municípios vizinhos, localizados nesta região tão importante para o Maranhão”, ressaltou.
O Programa Saúde na Praça é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizada em parceria com a EMSERH. O programa foi criado com a proposta de democratizar o acesso à saúde e ampliar os atendimentos em saúde em várias regiões. Desde que o programa iniciou, em agosto de 2021, já foram realizados mais de 115 mil atendimentos.
Daucyana Castro