Por Samir Aranha
Com o objetivo de informar e alertar sobre o cuidado integral com a saúde do homem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, esta semana, programação alusiva ao Novembro Azul, nas policlínicas de Matões do Norte e de Imperatriz.
A Policlínica de Matões ofertou, quarta-feira (8), o Dia D da saúde masculina, com uma programação especial com palestras educativas, oferta de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, consultas com urologista para homens com 40 anos ou mais, além de encaminhamento para realização de exames de PSA e Ultrassom de aparelho urinário.
O diretor da Policlínica de Matões, Jefferson Sousa, destacou a importância da ação. “Temos como norte a oferta de serviços de qualidade e campanhas como o Novembro Azul fazem parte deste planejamento. Sabemos da importância de engajar os homens a procurar os serviços de saúde, já que o diagnóstico precoce é uma das principais armas no combate ao câncer”.
Na programação, a palestra “Novembro Azul: o preconceito pode matar”, ministrada pelo médico urologista Candilberto Lopes Filho. “Sobretudo após os 40 anos e para homens com histórico na família, é recomendável a consulta com urologista para avaliação anual. Além disto, observar seu corpo, não ter vergonha de procurar um serviço de saúde e cuidar de sua própria saúde faz parte de uma responsabilidade consigo mesmo. Esta é a principal mensagem que buscamos transmitir aos homens”, disse.
Programação semelhante ocorreu na Policlínica de Imperatriz. Pacientes, acompanhantes e colaboradores participaram, quinta-feira (9), de palestra com o urologista Ewerton Domingues sobre o cuidado integral em todos os ciclos de vida.
De acordo com a diretora da unidade, Sandra Régina, durante todo o mês de novembro estão previstas várias atividades para chamar atenção dos homens em relação aos cuidados com a saúde. “Os homens muitas vezes deixam para procurar os médicos quando tem sintomas mais graves, quando a doenças já está no estágio avançado. Queremos chamar a atenção da necessidade do acompanhamento médico e profissional porque isso ajuda a prevenir doenças”, destacou.
Daucyana Castro