O Governo do Maranhão segue ampliando a rede de atendimento a pacientes com a Covid-19. Em Caxias, começaram a funcionar nesta semana dez novos leitos de UTI e 19 de enfermaria com o Hospital Referência Covid-19. Instalada no anexo do Hospital Geral Municipal Gentil Filho, a unidade é resultado da parceria entre o ente estadual e a prefeitura para melhorar a assistência em saúde na região e reforçar o combate à pandemia.
Os novos leitos entregues pelo Governo integram a rede da Secretaria de Estado da Saúde. “Seguimos firmes na luta contra a pandemia, investindo na rede de assistência aos pacientes e em ações de prevenção para contermos a transmissão, além de agilizar o processo de imunização no estado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
A unidade é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). “Gerir uma unidade é muito mais que contratar pessoas, é preciso estar junto para dar assistência, pensar soluções conjuntas. Os usuários do SUS contam agora com mais leitos para atender a região, assim, estamos garantindo a assistência a quem precisa”, ressalta Marcos Grande, presidente da Emserh.
O atendimento na unidade será por meio da regulação, ou seja, o encaminhamento é feito por outras unidades de saúde da região. Cerca de 140 novos profissionais de saúde fazem parte da equipe do hospital.
A diretora administrativa do Hospital Referência Covid-19 em Caxias, Mariana Torres, informou que, tão logo foram entregues os leitos na segunda-feira (5), quatro pacientes foram transferidos, um em UTI e três pacientes em enfermaria. “Os leitos vão servir para atender a demanda dos casos no município e na região”, apontou.
Ainda em Caxias, o Governo do Estado mantém leitos exclusivos a casos da Covid-19 no Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão. Com a expansão realizada em 2021, são 24 leitos de UTI e 38 de enfermaria na unidade de saúde.
Eduardo Ericeira