11 de julho de 2023

Governo presta assistência à população de 37 municípios no Hospital Regional de Alto Alegre do Maranhão

Por Vanessa Ribeiro

Referência para a população de 37 municípios da região, nesta terça-feira (11), o Hospital Regional de Alto Alegre do Maranhão Dr. Rafael Seabra comemorou 11 anos de assistência em saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizou mais de 1,4 milhão de atendimentos em 11 anos na unidade.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que são inúmeros os avanços da rede estadual de saúde no Maranhão. “Esse resultado representa um esforço conjunto das ações de gestão que estão sendo realizadas pelo Governo, com isso, fortalecemos o acesso e cuidamos dos maranhenses na assistência em saúde na média e alta complexidade”, frisou.

A unidade de saúde, gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), possui 66 leitos de internação e funciona como urgência e emergência especializada em clínica médica, obstetrícia e pediatria. Além de triagem neonatal, são ofertados exames laboratoriais e de imagens, como raio-x, ultrassom, eletrocardiograma, entre outros.

A aposentada Antônia Gomes dos Santos, de 79 anos, buscou o hospital por causa de fortes dores abdominais. Após realizar exames, descobriu uma pedra na vesícula e ficou internada para a realização da cirurgia. “Fui muito bem recebida e atendida por todos, médicos, enfermeiros e até a direção, que vem visitar a gente. A comida daqui também é muito boa”, destacou.

Nesses 11 anos, já foram realizados no Hospital Regional de Alto Alegre 23.253 partos, entre normal e cesariana. A dona de casa Kayllane Silva, de 19 anos, moradora da cidade de Tuntum, é uma das pacientes que foi encaminhada à unidade de saúde para realizar o parto.  “O meu neném está internado na UCI Neonatal, mas está ficando forte para, em breve, irmos para casa. Eu estava com muito medo, mas graças ao acolhimento e apoio de todos aqui do hospital, o medo passou. Sou muito agradecida”, ressaltou.

A diretora geral do hospital, Ana Paula Noleto de Sá Chaves, destacou a importância da unidade para a população. “O Hospital Regional de Alto Alegre do Maranhão, ao longo desses 11 anos de existência, tem contribuído muito com a saúde da população de toda a região, ofertando consultas, exames e internações, garantindo um importante princípio da Constituição, que é o direito à saúde para todos os cidadãos”, pontuou.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira