O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizará o II Seminário da Rede de Vigilância Laboratorial e Epidemiológica da Macrorregião Sul, nesta quinta-feira (31) e sexta-feira (1º de novembro), no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz. O evento é alusivo aos dois anos de inauguração da unidade do IOC/LACEN – Macrosul.
Sob a coordenação do Instituto Oswaldo Cruz – Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (IOC/LACEN-MA), o seminário tem como público-alvo profissionais da Vigilância em Saúde e de laboratório das quatro Regionais de Saúde da Macrorregião Sul do Maranhão: Imperatriz, Açailândia, Balsas e Barra do Corda.
O objetivo do seminário é reforçar as competências do IOC/LACEN-MA como coordenador da rede de laboratórios que realizam diagnóstico de doenças e agravos de saúde pública do estado e fortalecer a vigilância laboratorial através do diagnóstico e da complementação diagnóstica dos casos relacionados a doenças de notificação compulsória, sendo uma das ações estratégicas de controle e prevenção de doenças.
A programação contará com a palestrantes locais e também com a consultora técnica Ministério da Saúde, Rayana de Castro da Paz, que abordará o sistema de gestão da qualidade com ênfase na importância da participação dos laboratórios no monitoramento da qualidade externa.
As inscrições para participar do seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo link [url=https://www.even3.com.br/ii-seminario-da-rede-de-vigilancia-laboratorial-da-macrorregiao-sul-do-maranhao-492967 ]https://www.even3.com.br/ii-seminario-da-rede-de-vigilancia-laboratorial-da-macrorregiao-sul-do-maranhao-492967 [/url];
O IOC/LACEN-MA, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
Programação
Na quinta-feira (31), no período da manhã, o diretor do IOC/LACEN-MA, Lídio Gonçalves Lima Neto, apresentará a “Atuação do IOC/LACEN-MA no contexto das Doenças Emergentes em Saúde Pública – Rede de Vigilância Laboratorial do Estado”. Já o coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças-NVECD da URS de Imperatriz/SES e do CIEVS Regional Imperatriz, Onivaldo Coutinho, apresentará “O impacto da integração das ações de Vigilância Epidemiológica e Laboratorial na Macrorregião Sul”.
Para finalizar a programação da manhã, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal de Imperatriz, Suely da Silva Reis, fará a exposição sobre “A importância da Vigilância Epidemiológica na Rede de Vigilância em Saúde com ênfase na integração da Vigilância Laboratorial”.
A partir das 14h, a programação prossegue com a apresentação da consultora técnica do Ministério da Saúde, Rayana de Castro da Paz. Será abordada a “Importância do controle de qualidade ou monitoramento da qualidade externa em laboratório de saúde pública”.
A encarregada da Rede de Laboratórios do IOC-LACEN MA, Lécia Maria Sousa Santos Cosme, ministrará a palestra sobre Avanços e perspectivas do IOC/Lacen no Estado do Maranhão, e a coordenadora do setor de Endemias do IOC/LACEN-MA, Orzinete Rodrigues Soares, sobre “Rede laboratorial das endemias”.
Na sexta-feira (1º de novembro), a “Atuação da Unidade Regional de Saúde (URS) no fortalecimento da Vigilância em Saúde” será apresentada pela gestora da da Unidade Regional de Saúde de Imperatriz, Valéria Maria Santos Macedo. E na sequência, o tema “O impacto da descentralização do IOC/LACEN-MA para a Macrorregião Sul”, com coordenadora geral do IOC/LACEN Macrosul, Débora da Silva Nascimento.
Eduardo Ericeira