24 de novembro de 2023

Governo realiza encerramento da Semana Nacional do Doador de Sangue neste sábado (25)

Por Vanessa Ribeiro

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) fará o encerramento da Semana Nacional do Doador de Sangue, na manhã deste sábado (25), no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), quando se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, na sede e também nos oito hemonúcleos do Estado. Este ano a semana tem como tema ‘Seu gesto de doação salva vidas’. A ação contará com atrações culturais, além de distribuição de bolo e picolés.

A Semana Nacional do Doador de Sangue além de atrair novos doadores, tem como objetivo agradecer aos voluntários que ajudam a abastecer os estoques e manter serviços essenciais funcionando, como ressalta a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão.

“Nós enquanto hemorrede, hemocentros, nos reunimos para agradecer esse gesto de doação que as pessoas fazem durante todo o ano e também fazer um apelo à população para que se junte a esses doadores e aumente o número de doações voluntárias. É sempre bom lembrar que uma doação pode salvar até quatro vidas”, frisou.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) realizou, na última segunda-feira (20), a abertura da Semana Nacional do Doador de Sangue. Na abertura da semana, o cantor Josiel Bives homenageou os doadores com um pocket show. Durante toda a semana foi disponibilizado limpeza de pele e oficina de maquiagem.

De janeiro a outubro deste ano já foram coletadas mais de 74 mil doações. Para que a hemorrede atenda toda a demanda de maneira satisfatória, seriam necessárias em torno de 250 a 300 bolsas de sangue por dia. Hoje esse número fica em torno de 150, quantidade bem abaixo do necessário.

“O Hemomar é um equipamento de saúde estratégico para a saúde pública. Além da sede aqui em São Luís, temos oito hemonúcleos em várias cidades do Estado que facilitam o acesso do doador. É fundamental que as pessoas aptas doem sangue periodicamente e ajudem a salvar vidas”, destacou o gerente de gestão hospitalar da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Arão Neto.

A atendente Ana Letícia Soares, de 22 anos, doou sangue pela primeira vez. Foi ao Hemomar fazer uma doação direcionada a um amigo e gostou da experiência. Ela garante que se tornará doadora assídua. “É sempre bom ajudar o próximo e sabemos que a doação de sangue salva muitas vidas”, disse.

A doméstica Ana Tereza Brito, de 51 anos já doa sangue regularmente e reconhece a importância desse ato. “É muito bom porque salva vidas e eu sempre digo às pessoas para doarem também”, afirmou.

O Hemomar, que compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.

Doação

Para doar, a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Quem tem 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

Fotos: Ricardo Zacheu

Eduardo Ericeira