Por Daucyana Castro
Foi realizada, no início desta semana, a primeira cirurgia ortopédica no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon. O procedimento é resultado de investimentos do Governo do Estado na descentralização e ampliação dos atendimentos ortopédicos de alta complexidade no Maranhão. Neste mês, a unidade passou a oferecer consulta ambulatorial para procedimentos de cirurgias eletivas, com capacidade para realização de 80 procedimentos e 240 consultas mensais.
Os investimentos na unidade beneficiam pacientes como o Celivan Alves Ferreira, de 17 anos, submetido a uma cirurgia de osteossíntese de fratura do fêmur, uma intervenção cirúrgica feita nas extremidades de osso fraturado, com o objetivo de unir as bordas do osso, para que a fratura seja corrigida. Celivan, morador do povoado Lagoa do Caminho, zona rural de Parnarama, aprovou o resultado. “Estou bem, está tudo certo!”, disse o paciente.
A mãe de Celivan, Cícera Alves, agradeceu o atendimento recebido na unidade. “Ele foi bem atendido aqui, graças a Deus. A cirurgia foi bem. Todos aqui são muito prestativos. Estou muito orgulhosa. Gostei, meu menino está passando bem. Vamos em frente e que o hospital fique cada vez melhor, para que mais pessoas possam se beneficiar”, disse.
O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). Para as consultas e cirurgias, os pacientes são encaminhados à unidade pela Regional de Saúde de Timon.
“É um grande avanço para a população de Timon e região. O serviço, implantado neste mês de junho, vai reforçar a assistência ortopédica em toda a região. É uma iniciativa que vai agilizar os procedimentos em nossa unidade de saúde e reduzir os impactos provocados pela pandemia da Covid-19”, frisou a diretora geral do Hospital Regional, Ana Patrícia Bringel Resende.
O Hospital Regional de Timon é referência na urgência obstétrica e neonatal. A unidade também oferece atendimento nas especialidades de cirurgia geral, pediátrica, vascular, urológica e ginecológica.
Daucyana Castro