19 de novembro de 2020

Governo reforça campanha Novembro Azul com exames de PSA na Policlínica Diamante

Em alusão à campanha Novembro Azul, a Policlínica Diamante, unidade que integra a rede especializada da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ofereceu o exame Antígeno Prostático Específico (PSA) para diagnóstico do câncer de próstata. Foram disponibilizadas 100 vagas a pacientes de demanda espontânea. O público-alvo corresponde a homens de 40 anos com casos confirmados de câncer de próstata na família e de 50 anos ou mais que precisavam fazer o exame preventivo de rotina.

“Assim que o paciente receber o resultado do exame, a própria policlínica fará o agendamento da consulta com um urologista. Em caso de confirmação da doença, o paciente será direcionado para o Hospital de Câncer do Maranhão, ou o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), ambos da rede SES, para iniciar o tratamento”, disse a diretora administrativa da Policlínica Diamante, Rafaella Pedroza.

Atendendo à demanda espontânea por conta da Campanha Novembro Azul, o Governo do Estado ampliou o acesso aos exames e às consultas especializadas em prevenção ao câncer de próstata. O atendimento acontece na Policlínica Diamante.

Nos demais meses do ano, o agendamento para prevenção ao câncer de próstata obedece ao fluxo normal, ou seja, através do Disque Saúde pelo número 3190-9091, ou via encaminhamento de outra unidade da rede SUS. A solicitação para o exame também poderá ser feita de modo virtual por meio do aplicativo do Procon, ou presencial em qualquer uma das unidades do Viva, desde que tenha o encaminhamento de algum urologista.

Sobre o exame

O PSA é uma proteína que é produzida pelo tecido prostático. Se o homem tem tecido prostático, tanto benigno como maligno, ele será detectado no exame de sangue. Como a próstata, nos humanos, aumenta de forma benigna com o passar dos anos, o PSA também costuma aumentar. Da mesma forma, o PSA aumenta com o evoluir do câncer de próstata. Assim, com o exame, o urologista é capaz de precisar se a alteração do PSA é por uma causa benigna ou maligna.

Fora da rede pública, o exame é dividido em dois tipos, total e livre. A média de preços para cada um na rede particular é R$ 50,00 no tipo total e R$ 61,00 no livre. Na Policlínica Diamante ambos são ofertados de modo gratuito.

FONTE: SES/MA

Eduardo Ericeira