Residentes multiprofissionais em São Luís e soldados da Base Aérea de Alcântara reforçaram os estoques de sangue, respectivamente, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), na capital, e do Hemonúcleo de Pinheiro. As doações aconteceram na terça (19) e quarta-feira (20), articuladas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), que gerencia os hemocentros em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Em São Luís, o grupo formado por nove pessoas, que foi na tarde desta quarta-feira (20) à sede do Hemomar, é participante do Programa de Residência Multiprofissional do Estado e atua no Hospital de Câncer do Maranhão. A ação era parte do Projeto Sangue de Heróis, da EMSERH, que estimula e organiza a doação entre profissionais que trabalham na sede e nas unidades administradas pela empresa.
“É uma oportunidade de poder dar uma ajuda a mais há quem precisa, nosso grupo conhece bem essa realidade. No Hospital de Câncer, nós verificamos que existem pacientes que precisam de plaquetas, têm necessidade de hemocomponentes, presenciamos dar essa parcela de contribuição. Primeira vez que estou doando e pretendo continuar”, relatou Suzanne Figueiredo, do 2º ano do Programa de Residência Multiprofissional.
A psicóloga Mariana Nascimento é uma doadora assídua de sangue. Em tempos de pandemia, a emoção em poder contribuir com a renovação do estoque de bolsa de sangue é ainda maior. “Mesmo em tempo de isolamento social, devemos nos mobilizar para fazer o bem. Seguimos às recomendações das autoridades sanitárias. É um contexto sempre muito complicado e com a pandemia a situação complicou ainda mais, pois há uma necessidade ainda maior de que os doadores venham ao Hemomar, faço questão de reforçar esse convite. É um ambiente seguro, com álcool em gel disponível, o respeito ao distanciamento social e todos utilizando máscara, é super tranquilo”, comentou.
Para a coordenadora da residência em oncologia no Hospital de Câncer, Rosângela Sousa, a oportunidade de ajudar ao próximo é uma grande motivação. “A ideia vem do valoroso e importante gesto de doar com o objetivo de salvar vidas. Esse sangue, assim como de todos os doadores que procuram o Hemomar, terão várias finalidades, para tratamento médico, procedimentos cirúrgicos, para pessoas que necessitam de sangue. É um gesto singular, de extrema importância”, disse.
Alcântara
Uma equipe do Hemonúcleo de Pinheiro foi até à Base Aérea de Alcântara para coletar sangue de mais de 50 soldados da Aeronáutica. A ação, realizada no posto médico da Base, aconteceu durante dois dias. Segundo a diretora administrativa do Hemonúcleo, Ana Paula Soares, a parceria veio em boa hora, já que o estoque disponível está muito baixo.
“Essa ação é muito importante, pois, agora, durante a pandemia do Covid-19, as doações caíram drasticamente com diminuição de mais ou menos 80%. Então, precisamos dessas parcerias e coletas fora da unidade para mantermos nosso estoque abastecido para, assim, dispor de uma melhor qualidade de vida dos pacientes que precisam desses hemocomponentes. Pacientes com anemia, leucemia, hemodiálise, entre outros”, destaca.
Para o soldado Júlio César, doar sangue é uma forma de ajudar o próximo. “A doação de sangue é muito importante para ajudar as pessoas que necessitam desse sangue para cirurgias, procedimentos médicos, e é muito importante que as pessoas se conscientizem em doar e ajudar o próximo”, afirmou.
Além do Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemomar), localizado em São Luís, a rede do Maranhão possui outros sete hemonúcleos no interior do estado: Santa Inês, Pedreiras, Caxias, Codó, Pinheiro, Imperatriz e Balsas. Além das parcerias para a realização de doações em grupo, desde o mês de março foram disponibilizados números para que voluntários possam agendar a doação de sangue. E para garantir a segurança dos voluntários, foram reforçadas medidas de higienização e adotas ações de distanciamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus.
NÚMEROS PARA AGENDAMENTO
São Luís (98) 9162-3334 (somente WhatsApp)
Santa Inês (98) 99169-8710 (WhatsApp e ligação)
Pedreiras (99) 98152-2444 (somente ligação)
Caxias (99) 99164-0230 (somente ligação)
Codó (99) 98144-0081 (WhatsApp e ligação)
Pinheiro (98) 98526-8926 (WhatsApp e ligação)
Imperatriz (99) 9178-2541 (WhatsApp)
Balsas (99) 3541-5666 (ligação)
Critérios para doar sangue: