O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) realizou, nesta semana, programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, voltada à valorização de todas as colaboradoras da unidade e também de doadoras de sangue. As mulheres representam mais de 75% do efetivo profissional da unidade; entre os doadores são 38%.
Segundo a diretora-geral do Hemomar, Clícia Galvão, a ação foi pensada como espaço de reconhecimento às mulheres que, diariamente, contribuem para que a instituição possa atender com qualidade aos maranhenses. “É um momento de valorizar as mulheres em seus múltiplos papéis como profissionais, mães, esposas e em todos os espaços que elas desejem ocupar”, disse.
O diretor-técnico do Hemomar, Dr. Ademar Morais, e o médico Dr. João Abreu realizaram, na quarta-feira (8), a abertura das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Em seguida, houve uma palestra sobre as transformações e conquistas femininas na sociedade com a psicóloga Jêrla Mendes.
Na programação, aula de ginástica laboral e um show de talentos das servidoras, com apresentações musicais, de poesia e música em libras. Além disso, lanche, distribuição de lembranças e oficina de autocuidado e maquiagem.
Durante a tarde, além da mesma programação, voltada às colaboradoras do turno da tarde, houve a apresentação da violonista Thaynara Oliveira, que levou musicalidade e alegria, visitando vários setores da instituição.
A doadora Rosiane Santos estava doando plaquetas enquanto assistia à apresentação. “A doação é um ato de amor, mas a gente fica tenso. Neste dia, foi muito especial ter uma homenagem dessa. Foi uma surpresa e um carinho muito grande. Música é sempre muito bom”, afirmou.
O Hemomar faz parte da rede estadual de saúde, sendo referência para a coleta de sangue e tratamento de pacientes com doenças do sangue. É administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).
Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira