Por Vanessa Ribeiro
O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e, também, o tratamento em pessoas com doenças falciforme. Para manter os estoques abastecidos do insumo, o Hemonúcleo de Codó realizou, nessa quarta-feira (30), uma grande ação de doação na Fundação da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), em Coroatá.
A ação contou com a solidariedade do enfermeiro Tiago Araújo, que dedicou um tempo do seu dia para ajudar a salvar vidas. “É a primeira vez que faço doação de sangue e me senti bem. Fiquei muito feliz em poder participar desse momento e ajudar outras pessoas que necessitam”, disse.
A coordenadora do Hemonúcleo de Codó, Iclamara Duailbe, destacou a importância da ação e a solidariedade da população de Coroatá. “A cidade aderiu à campanha e é muito importante quando isso acontece porque fortalece o estoque de bolsas de sangue, e Coroatá é uma das cidades que têm o hábito de aderir às campanhas. Ficamos sempre muito felizes em vir aqui, porque a cidade demonstra de uma forma bem visível que ama verdadeiramente o próximo, já que quem doa uma bolsa de sangue ajuda a salvar até quatro vidas. Então, fazer parte disso alegra demais nosso coração”, afirmou.
Durante todo o dia foram coletadas 113 bolsas, ultrapassando a meta, que era de 100 bolsas.
Doação
Os critérios para doação de sangue são os seguintes: ter idade entre 16 e 69 anos, e, se menor de 18 anos, precisa estar acompanhado de um responsável; pesar mais de 50 kg; não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas; estar em boas condições de saúde.
Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira