10 de junho de 2022

Mais Cirurgias chega a Presidente Dutra e atende demanda oftalmológica da região

Nesta sexta-feira (10) e sábado (11), o Governo do Estado promove no Hospital Municipal Dr. Adrian Berrospi Trinidad, em Presidente Dutra, a triagem para a realização de cerca de 400 cirurgias de Catarata e Pterígio. Os procedimentos fazem parte do programa Mais Cirurgias, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para agilizar a realização de procedimentos cirúrgicos. A ação conta com o apoio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Entre as pessoas que foram atendidas neste primeiro dia de ação, está a Dona Maria Santana Silva. “Preciso fazer essa cirurgia a mais ou menos cinco anos, mas como minha filha adoeceu acabei não tendo tempo, então eu não tive condição de fazer. Apareceu essa oportunidade aqui aonde moro e eu aproveitei. Agradeço pela  oportunidade dada pelo Governo do Estado”, ressaltou a moradora de Presidente Dutra.

A ação ocorre em Presidente Dutra, mas beneficia moradores de diversas cidades da região. É o caso da Dona Deuselina Lima Veloso, de 75 anos e que desde os 50 sente problemas na visão. “Graças a Deus! Aguardava esse momento há muito tempo, preciso da cirurgia, tenho certeza que depois desse procedimento vou voltar a enxergar tudo, em nome de Jesus. Estou muito feliz. A organização está de parabéns. Muito obrigada pela oportunidade”, disse a bem humorada moradora de Governador Eugênio Barros.

“Estamos sempre motivados a levar o bem às pessoas, aos maranhenses. Por isso criamos ações como esta do mutirão oftalmológico, também em outras especialidades, porque a demanda relacionada a saúde é contínua e o nosso trabalho e empenho é diário. Seguiremos levando atendimento de qualidade a todas as regiões do Maranhão”, reforçou o Presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

Além dos procedimentos cirúrgicos, o Governo do Estado ampliou, na região, o atendimento aos pacientes renais crônicos com a implantação do Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra. O equipamento conta com dois salões para sessão de diálise, com 12 cadeiras além de recepção, consultórios, sala de emergência e implantação de cateter e sala para equipe multiprofissional.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira