16 de junho de 2023

Ministério da Saúde oficializa habilitação da MARI na Iniciativa Hospital Amigo da Criança

Por Vanessa Ribeiro

A Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI), antigo Materno Infantil, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), recebeu oficialmente a habilitação na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), concedido pelo Ministério da Saúde (MS). 

A certificação garante que a unidade funciona dentro de todos os parâmetros e critérios que definem que o hospital é amigo da criança. A avaliação foi realizada em fevereiro deste ano por técnicos do Ministério da Saúde que, dentre outros critérios, observaram que as mulheres atendidas na MARI estão garantidas em relação ao processo do parto humanizado, têm os direitos do contato pele a pele e de amamentar o bebê na primeira hora de vida respeitados.  

“Essa conquista nos enche de entusiasmo para alçarmos voos ainda mais altos e realizarmos muito mais. Estamos em busca de outras certificações. Essa é apenas a primeira de muitas que ainda estão por vir”, ressaltou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.   


A MARI é a primeira unidade hospitalar gerenciada pela EMSERH a receber o Selo IHAC.  Durante um ano de preparação, o equipamento de saúde aprimorou os processos de trabalho, materiais impressos, além da reorganização da identificação visual, entre outras melhorias.  

“O selo confirma a qualidade da assistência dentro do que preconizado pelo Ministério da Saúde. Com essa certificação também garantimos o recebimento do recurso que será revertido na melhoria da qualidade, da assistência e eleva o nível de exigência, confiabilidade e qualidade do serviço público pela rede do estado”, frisou a diretora geral da MARI, Tassiana Brandão.  

Segundo dados do Ministério da Saúde, a probabilidade de um bebê nascido em Hospital Amigo da Criança ficar em contato pele a pele logo após o nascimento, mamar na primeira hora de vida, ainda na sala de parto e ficar em alojamento conjunto, é bem maior. Assim como é menor a chance de sofrer intervenções desnecessárias, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e de incubadora.

A portaria GM/MS n° 698 de 7 de junho de 2023, publicada no Diário Oficial da União, estabelece ainda recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do Maranhão. Este recurso será repassado em parcelas mensais ao Fundo Estadual de Saúde do Maranhão e servirá para cofinanciar as ações e serviços na unidade. O hospital que possui o selo IHAC recebe um incentivo financeiro do MS, cerca de 25% a mais por procedimento. 

Selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)

Lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no início da década de 1990, é um selo de qualidade concedido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que, dentre outros critérios, cumpram os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, tenham cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto e garantam livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas.

Fazem parte dos objetivos do selo, reduzir a morbimortalidade infantil por meio do estímulo à prática da amamentação, promover o Cuidado Amigo da Mulher, mobilizar e capacitar os profissionais de saúde para alterarem condutas que possam prejudicar a amamentação e levar ao desmame precoce, acabar com a distribuição de suprimentos gratuitos ou de baixo custo usados como substitutos do leite materno para as maternidades e hospitais e, ainda, cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL), que regula a promoção comercial e a rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras.

Fotos: Adeta Holanda

Daucyana Castro