Por Samir Aranha
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) celebrou, nesta segunda-feira (17), os 86 anos de assistência em saúde do Hospital Aquiles Lisboa (HAL), localizado na área Itaqui-Bacanga. A unidade, uma das mais antigas em funcionamento no estado, se notabiliza pelo atendimento a cirurgias eletivas, consultas médicas especializadas, além de ser unidade de referência no atendimento a pacientes com hanseníase no Maranhão.
Em uma cerimônia com a presença de autoridades, do corpo de funcionários e de representantes da comunidade, foi celebrada a existência do maior equipamento de saúde pública da área Itaqui-Bacanga, que atende aos maranhenses desde o ano de 1937.
“Como um hospital histórico, com uma jornada tão longa, marcada por tantos desafios, buscamos parabenizar os profissionais que fazem parte dessa história e lutar para que seu legado de bom atendimento à população seja sempre mantido e ampliado”, destacou a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Carvalho.
Localizado na Ponta do Bonfim, até o ano de 2021 o HAL atendia unicamente aos pacientes de hanseníase. Desde então, a ampliação realizada com investimentos do governo possibilitou um crescimento exponencial nos atendimentos. Compondo a rede estadual de saúde, o hospital realizou neste período mais de 3.100 cirurgias, 79 mil consultas e quase 170 mil exames.
O Hospital Aquiles Lisboa (HAL) é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). “Nosso compromisso é manter e ampliar a atuação desse hospital para as pessoas da área Itaqui-Bacanga e a todo o Maranhão, fornecendo acolhimento, atendimento de qualidade e cada vez mais serviços”, disse o diretor-clínico da Emserh, Ricardo Martins.
A diretora-geral do HAL, Cacilda de Carvalho, parabenizou a instituição, lembrando de sua importância histórica. “O Aquiles é tudo o que é, principalmente, pela imensa contribuição dos funcionários que aqui passaram. Parabenizar o hospital é relembrar todos aqueles que aqui passaram e deixaram sua marca de cuidado e dedicação com a saúde pública no estado”, declarou.
Lúcia Silva Rodrigues, de 37 anos, é agente de hotelaria no Aquiles Lisboa há quase 10 anos. Ela se emociona ao falar sobre o papel do hospital na vida das pessoas. “Sou muito feliz em trabalhar aqui. Todos os dias passam várias pessoas aqui e sabemos que suas vidas dependem de nós. Desde o trabalho mais simples, tudo é parte para que a pessoa tenha saúde. Tenho orgulho de trabalhar aqui”, resumiu.
Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira