Uma ação do Governo do Estado alusiva à campanha do Outubro Rosa, visando incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama, ofertou, nessa quinta-feira (26), exames preventivos e consultas com mastologista, ginecologista e clinico geral a servidoras da Secretaria de Estado da Administração (Sead). Coordenada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), a atividade foi realizada no Espaço Bem-Estar, na própria sede da pasta.
“O espaço já proporciona o bem-estar e qualidade de vida ao servidor, garantindo um melhor acolhimento. Todos os meses fazemos parceiras com instituições, e, neste momento, com a EMSERH. Estamos no Outubro Rosa e o foco desta assistência são as nossas servidoras. Esse é o nosso objetivo, acolher bem e garantir mais qualidade de vida aos servidores”, destacou a superintendente do Espaço Bem-Estar da Sead, Danielle Fernandes Costa Godinho.
A ginecologista Luana Oliveira alerta que o diagnóstico na fase inicial apresenta significativo sucesso no tratamento e cura do câncer de mama: “É uma ação voltada para a saúde da mulher, para cuidar e prevenir, independentemente da idade. Estamos no Outubro Rosa, mas o cuidado deve ser permanente”, reforçou a especialista.
A ação durou toda a manhã e garantiu o atendimento a dezenas de mulheres. Entre as servidoras atendidas está a chefa do Núcleo de Tecnologia da Sead, Concita Almeida, que em 2021 foi detectada com um nódulo na mama, e desde então realiza o acompanhamento de forma frequente, todos os meses.
“Todo ano, depois que tive o nódulo na mama direita, faço o acompanhamento direto. E essa oportunidade é maravilhosa porque eu já não preciso ir ao mastologista em uma unidade de saúde, no Hospital do Servidor, por exemplo. Eu já tive esse atendimento aqui, ouvi a opinião, fiz esse acompanhamento, foi tudo muito bom”, relatou.
Daucyana Castro