29 de agosto de 2024

Procon/MA garante wi-fi gratuito em unidades de saúde de São Luís e melhoria das tecnologias 4G e 5G no bairro Coroadinho

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) firmou, na manhã desta quarta-feira (28), acordo com a operadora Vivo e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), para o fornecimento de wi-fi gratuito nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da região metropolitana de São Luís e no Hospital da Ilha.

A operadora também garantiu a ampliação da tecnologia 4G e 5G no bairro Coroadinho, na capital. “Essa iniciativa vai levar mais praticidade para os cidadãos que precisarem estar conectados durante atendimento nas UPA’s e no Hospital da Ilha. Com acordos como esse, desburocratizamos processos de lenta resolução e transformamos em benefícios imediatos à população. Essa parceria é apenas uma entre muitos projetos que temos no Procon para reverter multas em benefícios para a população”, informou a presidente do órgão, Karen Barros.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou o trabalho do Governo do Estado para garantir um sistema de saúde mais integrado e democrático. “Parabenizo o Procon e toda a equipe, em especial à Karen, no sentido da defesa e proteção do direito do consumidor no Maranhão. Foi em decorrência dessa defesa, que chegamos à assinatura desse acordo com a operadora de telefonia. A importância da conectividade e que todo o sistema de saúde esteja interligado é uma das principais pautas do governador Carlos Brandão. Hoje, são 5 unidades aqui na Grande Ilha com internet gratuita, mas, tenham a certeza que continuaremos ampliando esse acesso. Isso é democracia, é pensar no cidadão”, disse o secretário.

A prestação de serviço de internet gratuita em São Luís agora atende as seguintes unidades de saúde: UPA 24 horas – Cidade Operária, UPA 24 horas – Vinhais, UPA 24 horas – Paço do Lumiar, UPA 24 horas – Bacanga 5 e Hospital da Ilha.

Para o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe, a implantação da internet nas unidades de saúde facilitará o dia a dia de pacientes e funcionários. “Pra nós da Emserh é algo extraordinário. Pensamos em primeiro lugar nos nossos pacientes, que podem usufruir do wi-fi gratuito. Quanto aos servidores, uma internet de qualidade vai otimizar a utilização de prontuários eletrônicos, por exemplo. Agradecemos à Karen, pela atenção à saúde, e ao secretário Tiago por acolher e estruturar essa ideia”, declarou.

Acordo

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que terá duração de 24 meses, é resultado da iniciativa do Procon/MA, que transforma possíveis penalidades oriundas de processos abertos a partir das reclamações de consumidores em iniciativas que trazem resultado direto aos maranhenses.

Com o compromisso firmado, a Vivo deverá manter o atendimento de excelência aos consumidores maranhenses e participar de reuniões periódicas para tratar do fornecimento de wi-fi gratuito na rede estadual de saúde, bem como abordar dos principais assuntos, ações e programas em comum com o Procon/MA.

Ampliação das tecnologias 4G e 5G

O acordo com a operadora Vivo também garantiu a ampliação e melhoria do sinal de telefonia móvel e a qualidade dos serviços de comunicação oferecidos no bairro Coroadinho, em São Luís, com a implantação de uma nova torre de tecnologia 4G e 5G que já foi instalado.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira