O Programa Saúde na Praça, realizado no sábado (12), no Cruzeiro de Santa Bárbara, em São Luís, somou 757 atendimentos, entre consultas médicas, atendimento multiprofissional e exames. A estrutura foi montada na Quadra Poliesportiva do bairro, localizada na Rua 9, nas proximidades do Residencial São Jerônimo. Os serviços de saúde contaram com apoio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).
“A pandemia acabou afastando as pessoas das unidades, ainda existe uma demanda reprimida, então poder levar serviços essenciais de saúde para próximo da população, principalmente aquelas mais carentes, é fundamental”, pontuou Daniel Fernandes, executivo de planejamento da EMSERH.
Segunda ação de 2022, o Saúde na Praça foi realizado das 8h às 16h. Entre os serviços, a ação ofereceu aferição de pressão e glicemia, consultas em clínica geral e pediatria, vacinação, exame preventivo, avaliação nutricional e psicológica, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites) e atendimento odontológico.
Quem procurou atendimento logo cedo na ação foi a dona Maria da Graça Silva Sousa. “Saúde em primeiro lugar! Saúde é o que de mais importante nós temos. Todos os anos, mesmo com dificuldade, faço o check-up. Perto de casa ficou ainda mais fácil”, relatou a aposentada, de 67 anos de idade.
O Programa Saúde na Praça foi criado pelo Governo do Estado com a proposta de democratizar o acesso à saúde e ampliar os atendimentos em saúde em várias regiões. Desde que iniciou, em agosto de 2021, através do programa já foram realizados 111.037 atendimentos.
Eduardo Ericeira