O Governo do Estado realiza ações alusivas à campanha estadual Outubro Rosa. A campanha traz o tema “Se liga! Prevenção é o ano todo” e tem como objetivo o chamamento das mulheres para o autocuidado e prevenção ao câncer de mama. Neste sábado (19), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu “EsporSES, juntos pela prevenção”, no Sports Village, em São Luís (MA).
“A campanha deste ano reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de forma contínua na vida das mulheres. Essa é a melhor estratégia para prevenção do câncer de mama e de outras doenças”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Sob a coordenação da secretaria adjunta de Assistência à Saúde da SES, a edição EsporSES, juntos pela prevenção, na modalidade vôlei, contou com cinco grupos na competição, composta por equipes da SES e dos institutos Acqua, Invisa, Abeas e Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Ao todo foram formados 25 times, com 100 participantes que entraram na quadra para disputar os três primeiros lugares, no vôlei de praia.
“É com grande alegria que hoje realizamos mais um EsporSES em homenagem ao Outubro Rosa! Reunimos servidores da SES, Emserh, Acqua, Invisa e Abeas para celebrar não apenas o esporte, mas também a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Este é um momento especial em que todos nós nos unimos em prol de uma causa tão importante”, explicou a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Katia Trovão.
A diretora financeira do Abeas, Leysa Cruzati, participou do torneio de vôlei. “Unir o esporte à saúde é fundamental. E a questão da integração dos institutos é fantástica, porque a gente está trabalhando na mesma rede”, disse.
A superintendente de Saúde Digital da SES, Mayra Nina, integrante do time da SES, ressaltou a importância do bem-estar físico e da promoção do autocuidado. “Esse momento aumenta o engajamento dos servidores, com a proposta do nosso secretário Tiago Fernandes, de cuidar de quem cuida”, destacou a superintendente.
Dados
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 73.610 novos casos de câncer de mama no triênio 2023-2025, o que representa um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama é o tipo de câncer com maior incidência entre as mulheres no Brasil. Alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença são a obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, entre outros.
Segundo dados do Sistema de Informação do Câncer (SISCAN), do Ministério da Saúde, entre janeiro a agosto deste ano, foram realizadas 22.112 mamografias de rastreamento em mulheres de 50 a 69 anos e 37.888 mamografias para análise de alterações mamárias. No período de janeiro a setembro deste ano, foram feitos 437 diagnósticos detalhados de Neoplasia Maligna da mama em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos no Maranhão.
Corrida da Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará também a Corrida da Saúde. O evento acontecerá no dia 3 de novembro, com concentração no estacionamento do São Luís Shopping. Com o tema “Juntos pela prevenção”, a corrida marcará o encerramento da campanha Outubro Rosa e a abertura do Novembro Azul. Mais informações no site www.saude.ma.gov.br
Eduardo Ericeira