Profissionais do Hospital da Ilha, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participam da “Semana internacional para conscientização das doenças venosas e linfáticas”. Esse tema foi abordado por especialistas na abertura do evento, nesta segunda-feira (1º), na unidade da rede estadual. A programação ocorre até esta sexta-feira (7), em São Luís.
“O Hospital da Ilha foi convidado no Brasil e um dos poucos do Nordeste, por uma organização mundial com sede na Itália para sediar este evento. É uma semana da veia, digamos assim, com conscientização sobre doenças vasculares, principalmente doenças venosas e linfáticas. Nesta semana além do trabalho de conscientização, mobilização com os nossos profissionais, vamos está realizando avaliações, consultas e encaminhamento dos pacientes para exames mais específicos ou então já transamos aqui mesmo”, pontuou o cirurgião vascular Matheus Cavichioli, que realizou a palestra de abertura do evento.
O diretor clínico do Hospital da Ilha, Dimitrius Garbis, ressaltou que o evento contribui para traçar novos cenários e fortalecer o atendimento à população. “Abraçamos essa ideia de realização desse evento que acontece mundialmente para dentro do Hospital da Ilha, para tratar sobre doenças venosas, falar da prevenção e conscientização. Durante essa semana haverá esclarecimentos aos profissionais de saúde tanto quanto a população em geral, serão palestras e movimentos de intervenção dentro da unidade com os profissionais que prestam assistência aos nossos pacientes. Além disso vamos garantir a ampliação da agenda de atendimento, com pacientes que estão na fila de espera, com a ampliação da chamada para que sejam atendidos dentro da unidade e reduzir essa fila de espera”, disse.
No primeiro dia de ação já foram realizados atendimentos como o tratamento com aplicação de varizes por espuma, procedimento que consiste na injeção na veia varicosa do paciente uma substância química que é chamada de polidocanol, forma que segundo cirurgião vascular, é fácil, barata e prática de tratar insuficiência venosa, sem precisar de internação ou cirurgia, por exemplo.
A enfermeira Viviane Garcez aprovou a iniciativa. “É muito gratificante porque todos nós passamos por momentos de aprendizado, toda a equipe está inserida nesse trabalho contínuo de qualificação. Temos o apoio da direção da unidade, da Emserh, para que todos os profissionais tenham um bom desempenho e possam ofertar um trabalho de qualidade e segurança para os nossos pacientes”, ressaltou.
Durante os cinco dias da “Semana internacional para conscientização das doenças venosas e linfáticas”, além de palestras sobre o tema e atendimentos ambulatoriais, haverá ainda exibição de podcasts, distribuição de materiais informativos, como folders e momento de conexão entre os profissionais de saúde no próprio Hospital da Ilha.
No fim de semana está prevista uma programação externa com aula de hidroginástica e conversa sobre a importância das atividades aquáticas para pacientes com doenças vasculares no sábado (6). E no domingo (7), o encerramento com uma caminhada no Parque do Rangedor, evento que será aberto ao público.
Eduardo Ericeira