Uma das portas de entrada para atendimento na rede estadual de saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais completou, neste mês, dez anos de funcionamento. A unidade é referência em urgência e emergência, realiza cerca de 4 mil atendimentos mensais e vem recebendo constantes melhorias na sua estrutura. Entre elas, estão a readequação da recepção e da sala de medicação, a criação de uma enfermaria adulto e a inauguração de uma nova ala pediátrica com novos leitos.
As melhorias são perceptíveis aos pacientes que utilizam os serviços oferecidos pela unidade. “Essa foi a primeira vez que precisei ser atendida na unidade, e assim que eu cheguei, fui logo atendida. O serviço oferecido aqui é muito bom: já fui medicada e estou indo para casa”, elogiou a estudante de Farmácia, Laila Isabele Moraes Pinto, 21 anos, que foi encaminhada à unidade de saúde após uma queda de pressão durante a aula na faculdade.
Em alusão aos dez anos de funcionamento da unidade, nesta quarta-feira (22), foi realizada uma programação em comemoração à data. Presente na celebração, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, parabenizou o trabalho dos profissionais que compõem a unidade. “A UPA do Vinhais é uma das nossas unidades referência e recebe um público diferente, que muitas vezes não é acostumado a utilizar os serviços oferecidos pelo SUS, e sempre se surpreende com o excelente atendimento. Completamos dez anos de uma caminhada enorme que o sistema de saúde fez até aqui”, ressaltou o secretário Carlos Lula.
Realizando cerca de 350 atendimentos diários, a Unidade de Pronto Atendimento Vinhais atende Urgência e Emergência com observação até 24 horas em Atenção Especializada. A estrutura oferece suporte ambulatorial com atendimento médico pediátrico e adulto, imobilização provisória e acolhimento com classificação de risco e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), com exames de Radiologia; suporte Laboratório Clínico, Cardiologia Diagnóstica com Eletrocardiograma.
A população aprova os serviços. O motorista Antônio Coelho Filho, 36 anos, é diabético e explica que passou mal devido ao aumento de sua glicemia, por isso procurou atendimento na UPA do Vinhais. “Meu atendimento foi o melhor possível. Desde a recepção até a sala de medicação. Já tinha vindo aqui faz muito tempo, hoje posso classificar o atendimento como perfeito, entre a minha chegada e a medicação foi no máximo, 15 minutos”, destacou o paciente Antônio Coelho.
De acordo com a diretora administrativa da unidade, Carol Hortegal, são dez anos de prestação de serviços e oferta de atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Aqueles que nos procuram têm visto diariamente o crescimento das nossas equipes e da nossa unidade. Recentemente, tivemos a nossa estrutura ampliada, e nestes dez anos quase dobramos a nossa oferta de leitos. Além disso, o mais importante para se ofertar um serviço de qualidade é o atendimento humanizado, e isso estamos diariamente oferecendo aos nossos pacientes”, afirmou.
A unidade é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). “No início do governo Flávio Dino, decidimos abrir as portas do Sistema Único de Saúde oferecendo qualidade para os usuários. E todas as ações que são tomadas, principalmente nas nossas unidades de Pronto Atendimento, são no sentido de melhorar o nosso atendimento”, pontuou o presidente da Emserh, Marcos Grande.
Um dos funcionários mais antigos da UPA do Vinhais é Allan Rodrigues Carvalho, 30 anos. Ele conta que começou a trabalhar na unidade em 2012 como jovem aprendiz. “Eu agradeço muito a oportunidade e posso testemunhar o quanto a unidade melhorou em termo de estrutura, se tornando uma unidade referência em atendimento”, disse o profissional.
Daucyana Castro