EMSERH Logo Mobile
Governo contabiliza mais de 95 mil atendimentos em um ano da Policlínica de Açailândia
Governo contabiliza mais de 95 mil atendimentos em um ano da Policlínica de Açailândia

Por Daucyana Castro

A Policlínica de Açailândia, município distante 554 km da capital maranhense, completou um ano de funcionamento contabilizando mais de 95 mil atendimentos. Entregue no dia 4 de fevereiro de 2021 pelo Governo do Estado, a unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem cumprido o objetivo de reforçar a assistência em saúde na Região Tocantina, ampliando a oferta e descentralizando as consultas e os exames especializados.

Em doze meses, a unidade de saúde gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), registrou 95.336 atendimentos, entre exames e consultas nas áreas de Cardiologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Obstetrícia, Pediatria, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Proctologia , Urologia, Mastologia e Nefrologia. Também foram realizadas 26.459 consultas, nas áreas de Assistência Social, Nutrição e Psicologia.

A Policlínica de Açailândia registrou ainda em um ano a realização de 43.105 exames de apoio diagnóstico e terapêutico, como exames laboratoriais, raio-x, ultrassonografia comum e obstétrica, além de biópsias de mama. Na área de Cardiologia, foram 1.966 exames, como Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Holter e Mapa.

Na área de Oftalmologia, foram realizados 5.769 exames, entre mapeamento de retina, retinografia e tonometria. Há ainda registros da realização de endoscopia, colonoscopia, videolaringoscopia, rectosigmoidoscopia e exames urológicos.

Fernando dos Santos Lima foi um dos pacientes que encontrou atendimento digno e de qualidade ao consultar com um oftalmologista. “Gostei muito do atendimento daqui, um ótimo atendimento. Nada a reclamar”, declarou.

Enéias Sérgio elogiou a unidade de saúde e chegou a dizer que jamais viu algo assim. “Eu vim em busca de um gastro, vim consultar. E eu gostaria de falar que eu nunca vi no Estado do Maranhão nem no Brasil uma clínica assim. O pessoal aqui está de parabéns. Ótimo atendimento e ótimos médicos para todo mundo”, completou.

De acordo com o diretor administrativo da Policlínica de Açailândia, José Lima Neto, em um ano de funcionamento, há muito o que comemorar, pois a unidade de saúde hoje tem especialidades que nunca foram ofertadas na saúde pública da região.

“Chegamos à notória marca de mais de 95 mil atendimentos em um ano de funcionamento. Graças aos esforços da Secretaria de Estado da Saúde e da Emserh, conseguimos trazer para a população desses municípios que compõem a região, especialidades médicas que a nossa população mais carente jamais teria acesso se não fosse a policlínica”, frisou o diretor.

As Policlínicas fazem parte da estratégia da gestão estadual para oferecer atendimento de qualidade à população, com acompanhamento em várias especialidades.


Imagem 0