EMSERH Logo Mobile
Com cirurgias ortopédicas, Governo do Estado amplia serviços no Hospital Regional de Pedreiras
Com cirurgias ortopédicas, Governo do Estado amplia serviços no Hospital Regional de Pedreiras

Por Daucyana Castro

O Governo do Estado deu início, nesta semana, aos atendimentos ortopédicos no Hospital Regional Dr. Kleber Branco, no município de Pedreiras. Os novos serviços da unidade incluem atendimento ambulatorial e procedimentos cirúrgicos, ambos na especialidade ortopedia. O hospital, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi entregue pela gestão estadual, em novembro de 2021, e tem ampliado a assistência na região do Médio Mearim.

O primeiro paciente a passar por cirurgia ortopédica no hospital foi o lavrador Arnaldo Feitosa Cardoso, de 55 anos, morador do povoado Pau d’Arco, no município de Pedreiras. Ele deu entrada na unidade com fratura exposta, após um acidente de moto. O paciente foi operado e já teve alta. “Gostei muito do atendimento. Fui bem atendido. No mesmo dia que dei entrada já fiz a minha cirurgia. Hoje, eu sou uma outra pessoa”, disse o lavrador.

O atendimento ambulatorial vai funcionar de segunda a sexta-feira, no turno da manhã. As cirurgias iniciais estão sendo realizadas em pacientes que passaram pelas consultas ambulatoriais na unidade. Em breve, serão beneficiados os pacientes da região, que aguardam pelo procedimento e que serão encaminhados pela Unidade Regional de Saúde.

“É uma grande conquista para Pedreiras e toda a região, pois o serviço é bem necessário. Ajudará na redução do tempo de espera por cirurgias, pois o serviço será expandido para procedimentos de média e alta complexidade, que vão desde a fratura de mão à fratura de clavícula em adultos e crianças”, frisou Flávio de Sousa Castro, diretor administrativo da unidade, que é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

O Hospital Regional Dr. Kleber Branco em Pedreiras conta com 63 leitos e, desde que foi inaugurado, em novembro do ano passado, já realizou 56.766 atendimentos, sendo 42.296 internações e cirurgias e 14.470 exames.


Imagem 0
Imagem 1