EMSERH Logo Mobile
Governo celebra dois anos do Hospital de Cuidados Intensivos com inauguração de ala cirúrgica
Governo celebra dois anos do Hospital de Cuidados Intensivos com inauguração de ala cirúrgica

Fotos: Laécio Fontenele

“Foi tudo muito rápido, o atendimento que recebi aqui foi muito bom, as pessoas são muito atenciosas e de dez em dez minutos alguém vem aqui saber como estamos. Atendimento realmente de qualidade”, elogiou o policial militar, Samuel Cruz da Silva, de 39 anos. Samuel realizou uma cirurgia para a retirada de uma hérnia umbilical e foi um dos primeiros pacientes do novo centro cirúrgico do Hospital de Cuidados Intensivos (HCI).

Unidade referência no combate à Covid-19, o Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), que completou dois anos de funcionamento no dia 3 de abril, inaugurou, nesta sexta-feira (8), a ala cirúrgica da unidade. A partir de agora, a unidade vai contribuir para acelerar as cirurgias eletivas, por meio do Programa Mais Cirurgias. A nova ala conta com cinco salas cirúrgicas e terá capacidade para realizar cerca de 30 cirurgias diárias de alta e média complexidade.

Durante visita à unidade, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou o trabalho realizado pela unidade durante o período mais crítico da pandemia e a importância da sua integração à rede de saúde da SES.

“À medida que a demanda da pandemia está diminuindo, principalmente por conta do aumento na vacinação dos maranhenses, estamos ampliando os serviços de assistência à saúde. Por isso, entregamos essa nova ala do centro cirúrgico do HCI para que possamos aumentar ainda mais o número de cirurgias eletivas de alta e média complexidade, de acordo com as determinações do governador Carlos Brandão”, afirmou o secretário Tiago Fernandes.

O diretor clínico do HCI, Marcus Grangeiro, destacou que, durante o combate à Covid, foram realizados mais de 20 mil atendimentos entre ambulatório e internação hospitalar, e 4.895 mil altas hospitalares de pessoas que foram internadas e venceram a luta contra o novo coronavírus. Agora, a unidade se prepara para um novo momento.

“Essa é mais uma vitória do SUS. São cinco salas de centro cirúrgico e essas salas irão ajudar a zerar a fila de cirurgias eletivas, vamos dispor de neurocirurgia, cirurgia urológica, vascular e geral. É uma das promessas do nosso governador e eu fico muito orgulhoso do HCI fazer parte disso”, destacou o diretor Marcus Grangeiro.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, destacou que essa iniciativa mostra o compromisso do Governo do Estado em incorporar à sua rede mais unidades para tratamento da população.

“A gente não se acomodou em apenas cuidar dos pacientes com a Covid-19, por isso, também estamos incorporando mais uma unidade para cuidar dos maranhenses, agora, de outros pacientes com outras enfermidades. A Emserh está totalmente mobilizada para cumprir esse desafio de reduzir a espera por cirurgias”, disse Duailibe.

Fotos: Laécio Fontenele


Imagem 0