EMSERH Logo Mobile
Com instalação de tomógrafo em Codó, Governo do Estado beneficia moradores da Região dos Cocais
Com instalação de tomógrafo em Codó, Governo do Estado beneficia moradores da Região dos Cocais

O Governo do Estado instalou, neste mês, um tomógrafo no município de Codó. O equipamento está instalado no Hospital Geral Municipal Dr. Marcolino Junior e vai beneficiar pacientes da Região dos Cocais que forem atendidos tanto na unidade quanto na Policlínica e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que fazem parte da rede estadual de saúde. O aparelho auxilia no diagnóstico, por imagem, de doenças e alterações em diversas partes do corpo.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, destaca que o município já conta com importantes serviços na área da saúde. “Além de uma UPA e uma Policlínica, a rede estadual já administra a UTI e o serviço de hemodiálise no hospital municipal e, agora, ampliou a parceria com o município entregando este tomógrafo, cuja expectativa é realizar, inicialmente, cerca de 300 exames por mês”, afirmou.

Quem já se beneficiou do tomógrafo foi a lavradora Maria da Graça Rodrigues, 65 anos, que sofreu um acidente doméstico e ficou com dor na região do tórax. A paciente procurou o hospital, alguns dias depois, e o médico solicitou uma tomografia computadorizada para avaliar melhor o quadro. “Gostei muito do atendimento aqui na hora do exame. Foi bom demais poder fazer a tomografia aqui em Codó mesmo, porque não precisei ir para outra cidade”, destacou a lavradora.

A cidade de Codó tem aproximadamente 123 mil habitantes e está distante 219 km da capital maranhense. Além de Codó, o tomógrafo e a rede de assistência presente no município beneficiam, também, moradores de municípios próximos como Alto Alegre do Maranhão, Coroatá, Peritoró, São Mateus do Maranhão e Timbiras.

<strong>Ampliação

O Governo do Estado já ampliou o número de tomógrafos na rede estadual de saúde em 300%, promovendo a descentralização do atendimento, antes apenas nas cidades de São Luís, Presidente Dutra, Imperatriz e Coroatá. Agora, a capital dispõe dos aparelhos do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital de Câncer do Maranhão, Hospital de Traumatologia e Ortopedia, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) e as policlínicas Diamante e da Criança.

Nos demais municípios, além de Codó, os tomógrafos estão distribuídos na Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas; na Policlínica de Imperatriz; e nos Hospitais Regionais de Lago da Pedra, Santa Luzia do Paruá, Timon, Bacabal, Balsas, Chapadinha, Barreirinhas, Presidente Dutra, Coroatá, Pinheiro, Caxias, Santa Inês, Imperatriz e Carutapera. Em Barra do Corda, Itapecuru-Mirim e Grajaú, o Governo do Estado disponibiliza o serviço através de clínicas conveniadas.