EMSERH Logo Mobile
Hemomar promove palestra de conscientização sobre doação de sangue no Hospital Dr. Genésio Rêgo
Hemomar promove palestra de conscientização sobre doação de sangue no Hospital Dr. Genésio Rêgo

Dando continuidade às ações alusivas ao Junho Vermelho e buscando superar a atual baixa nos estoques de sangue, o Núcleo de Captação de Doadores do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) promoveu uma palestra de conscientização sobre a importância da doação de sangue para manutenção do fluxo de atendimentos da rede pública de saúde. A atividade aconteceu nesta terça-feira (21), em parceria com o setor de Serviço Social do Hospital Dr. Genésio Rêgo.

Realizada no salão de recepção da unidade, localizada no bairro da Vila Palmeira, a palestra foi dirigida a colaboradores e pacientes do hospital, como um alerta para a necessidade de realizar frequentemente a doação de sangue como forma de salvar vidas.

A coordenadora de captação do Hemomar, Frassinete Araújo, conclamou os presentes para vivenciar a doação de sangue como uma rotina de cidadania. “A doação de sangue precisa ser encarada como um ato de exercício cidadão. Não há substitutos para o sangue e, sem este, todos os atendimentos do sistema de saúde podem parar. Não é possível realizar cirurgias, atender pacientes de doenças crônicas ou mesmo socorrer pacientes emergenciais sem que a população torne a doação de sangue uma prática recorrente”, destacou.

A coordenadora do serviço social do Hospital Dr. Genésio Rêgo, Anselma Viégas, destacou a relevância das ações de conscientização. “É necessário informar a população atendida pelas instituições de saúde sobre a importância de doar sangue, até para que nosso trabalho possa ser melhor desenvolvido. Com a baixa dos estoques, é necessário darmos as mãos e buscarmos ajudar a disseminar a prática de doação de sangue como uma constante na vida das pessoas”, disse.

A auxiliar de serviços gerais Cristiana Fernandes, paciente que aguardava atendimento, comentou sobre a ação. “Sou doadora há mais de cinco anos. Comecei quando minha tia precisou de doações para uma cirurgia. É um momento de alegria toda vez que vou doar e sei que estou ajudando a salvar outros irmãos”, disse.

O Hemomar mantém constantemente uma rotina de ações para manutenção e aumento do fluxo de captações no intuito de garantir a ampla oferta de hemocomponentes às unidades de saúde no Maranhão. Apesar disso, os estoques da instituição operam com níveis críticos para todos os tipos sanguíneos há duas semanas.

Segundo a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, o grande desafio é tornar o ato de doação um hábito frequente. “Nossa grande meta é fidelizar os doadores voluntários, bem como sempre trazer novos doadores à nossa rede. Com o retorno dos procedimentos eletivos represados durante a pandemia do Covid-19, se faz cada vez mais necessário que as pessoas tenham consciência da importância da doação e efetivamente venham a uma de nossas unidades”, disse.

<strong>Critérios para a doação

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Os candidatos à doação passam por uma triagem para avaliação de outros critérios.

As doações de sangue podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h, na sede da instituição. Informações e agendamentos pelo WhatsApp: (98) 99232-8496.