EMSERH Logo Mobile
Governo realiza ações do Programa Mais Cirurgias no município de São Domingos do Maranhão
Governo realiza ações do Programa Mais Cirurgias no município de São Domingos do Maranhão

Por Daucyana Castro

O Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (22), mais uma edição do Programa Mais Cirurgias, desta vez no município de São Domingos do Maranhão. A ação ocorreu no Hospital Municipal Dr. Carlos Macieira e promoveu cirurgias de catarata e pterígio à população do município e região.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, enfatiza o objetivo do Governo do Estado de dar continuidade ao programa. “Temos transformado a vida de muitas pessoas. Descentralizando os atendimentos e facilitando o acesso da população a esses procedimentos, temos ampliado o alcance do SUS no Maranhão e beneficiado muita gente”, disse o secretário.

“É um trabalho de equipe para levar saúde ao povo maranhense. Com a pandemia, muitos serviços foram represados e, agora, a orientação do governo é intensificar os atendimentos. Com esse programa, muitas pessoas terão a chance de voltar a enxergar. Vamos continuar com uma gestão comprometida em cuidar da população maranhense”, ressaltou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe.

Dona Aldenora Alves dos Santos Silva, de 79 anos, elogiou a iniciativa. “Tudo legal até agora. Fui bem atendida em todas as etapas. Graças a Deus, pois fazia tempo que eu esperava por essa cirurgia”, disse a aposentada.

Pedro Borges da Silva, de 74 anos, morador de Presidente Dutra, foi em busca de atendimento e comemorou. “Tem muita gente aqui e a gente tem que ter paciência, mas eu fui bem atendido. Achei muito boa essa oportunidade. Faz tempo que eu tenho esses problemas e uso colírio há mais de 3 anos. Eu tinha que operar de catarata e quando eu soube do programa o céu mudou até de cor. Está tudo dando certo”, contou o idoso.

Nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), o Programa Mais Cirurgia será realizado nos municípios de Paraibano e São Raimundo das Mangabeiras. As pessoas que procurarem as unidades de saúde onde serão realizados os mutirões oftalmológicos devem apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

Fotos: Hugo Campos