EMSERH Logo Mobile
Unidades de saúde realizam atividades para reforçar segurança do paciente na rede estadual de saúde
Unidades de saúde realizam atividades para reforçar segurança do paciente na rede estadual de saúde

<strong><em>Por Daucyana Castro e Eduardo Ericeira

No dia 17 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o tema da campanha global de 2023 é “Engajamento de pacientes pela segurança do paciente”. Unidades de saúde da capital realizaram, nesta semana, ações para marcar a data. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga, em São Luís, promoveu uma palestra para os profissionais de saúde. Eles tiveram acesso a informações relevantes a respeito do tema.

A palestrante Mayrlan Avelar, representante da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do Conselho Nacional de Secretários, destacou a importância da família na assistência. “A família está no centro do cuidado, também colocando que a última barreira para que aconteça um evento adverso é a família. Dessa forma, os profissionais precisam entender que a participação familiar pode delimitar a solução para alguma situação atípica, então devemos fortalecer esses laços”, ressaltou.

Profissionais de diferentes áreas participaram do momento e agradeceram pela oportunidade. “É sempre importante a gente estar se reciclando, porque estamos em constante processo de mudança e precisamos estar preparados. Neste caso, é importante entendermos que quem está 24 horas com um paciente, a família e os profissionais de saúde precisam ter conexão e envolvimento para o melhor atendimento do paciente”, reforçou a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da UPA Itaqui-Bacanga, Gardênia Oliveira.

Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória a ação foi uma roda de conversa, reforçando que a segurança do paciente é uma responsabilidade de todos. É uma data de extrema importância que reforça nosso compromisso com uma assistência segura e de qualidade.

A segurança do paciente é uma responsabilidade compartilhada e juntos podemos criar um ambiente mais seguro e acolhedor para todos”, frisou a diretora administrativa da UPA do Parque Vitória, Ana Carolina Ferreira.

As atividades foram idealizadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade. “Nós queremos reforçar o tema deste ano ‘Eleve a voz dos pacientes’, bem como a importância de uma equipe multiprofissional humanizada. Destacamos também as 7 metas internacionais de segurança do paciente e a importância da notificação de evento adverso para melhorar a qualidade nesse atendimento”, destacou a enfermeira do NSP, Márcia Andrea.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Araçagy, o tema foi abordado com os colaboradores em forma de palestra, focando também nas metas internacionais de Segurança do Paciente, que visam minimizar o risco de eventos e colaboram para a eliminação ou redução dos riscos clínicos.

“As 6 metas englobam: identificação correta do paciente, melhorar a comunicação entre os profissionais, melhorar a segurança na prescrição e administração de medicamentos, assegurar cirurgia em local, procedimento e paciente correto, higienização das mãos e reduzir riscos de queda e lesão por pressão. Enfatizamos as metas com o intuito de melhorarmos cada vez mais as nossas condutas diante do paciente”, concluiu a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente da UPA Araçagy, Jéssica Rodrigues.


Imagem 0
Imagem 1
Imagem 2