EMSERH Logo Mobile
Governo reduz espera cirúrgica com mutirão oftalmológico no Hospital Regional de Timon
Governo reduz espera cirúrgica com mutirão oftalmológico no Hospital Regional de Timon

Com esforço concentrado em otimizar o atendimento de pacientes do Leste do Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) fará, nesta sexta-feira (20) e sábado (21), o Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon. Cerca de 200 pacientes serão atendidos na ação.

“Fortalecer a saúde do Maranhão sempre foi um compromisso do governador Carlos Brandão. O mutirão é mais uma ação para otimizar as cirurgias eletivas oftalmológicas, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes. E, para nós, o objetivo é ampliar esse cuidado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A ação vai beneficiar os pacientes que passaram por triagem nos dias 14 e 15 de outubro, no Instituto Federal do Maranhão (Ifma), em Timon. Os exames laboratoriais, risco cirúrgico e as cirurgias serão realizadas no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, unidade da rede estadual.

Serão realizadas 70 cirurgias de catarata e 35 de pterígio na sexta-feira (20) e 60 cirurgias de catarata e 35 de pterígio no sábado (21), totalizando 200 cirurgias para tratamento de catarata e pterígio.

<strong>Catarata e Pterígio

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho) que pode causar visão nublada, tornando mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. A maioria das cataratas se desenvolvem lentamente e não perturbam a sua visão desde o início.

O pterígio, por sua vez, trata-se de uma lesão que cresce nas extremidades dos olhos. Em casos avançados chega a cobrir a pupila e interfere com a visão. As causas podem ser desde exposição à luz do sol sem uso de óculos de sol, sequidão nos olhos e irritação ocular causadas por poeira e vento.